Primeira Página
Terça-feira, 27 de Novembro de 2012, 20h:44
A
A
STAFF
Silval se reunirá com PP e PMDB
RENATA NEVES
Da Reportagem
O governador Silval Barbosa (PMDB) se reúne na próxima semana com a as Executivas do PP e do PMDB para discutir a participação das siglas no staff estadual. Os encontros têm como objetivo dar continuidade às conversas que ele vem mantendo para subsidiar a execução de uma reforma administrativa em sua gestão e as datas serão marcadas assim que ele retornar de Brasília, onde cumpre agenda de compromissos. Na reunião, o PP vai reivindicar a permanência no comando das secretarias de Estado de Saúde e Esportes, conduzidas hoje pelos secretários Vander Fernandes e José de Assis Guaresqui, respectivamente. A decisão foi tomada durante reunião recente da qual participou toda a cúpula progressista e revelada pelo secretário-geral da legenda, deputado estadual Ezequiel Fonseca. O partido ajudou a eleger o governador e está trabalhando atualmente com duas secretarias. Se for do interesse dele manter o apoio do partido, queremos continuar como estamos, com a Saúde e o Esporte. Como argumento para manter o partido no comando das pastas, Fonseca afirma que os trabalhos desenvolvidos em ambas estão sendo satisfatórios. Na área do esporte, citou a organização e execução das Olimpíadas Escolares, que tiveram início esta semana e conta com a participação de cerca de cinco mil atletas de todo o país. Na saúde, ressaltou o modelo de gestão por Organizações Sociais de Saúde (OSS), que promovem a gestão de hospitais e unidades de saúde em Mato Grosso. Pesquisas realizadas com usuários apontam avanço. É isso o que queremos: prestar bons serviços. Apesar da avaliação positiva feita pelo parlamentar, o modelo tem sido amplamente criticado. No mês passado foi entregue na Assembleia Legislativa projeto de lei complementar de iniciativa popular com 27 mil assinaturas contra as OSS. O partido vai pedir ainda que sejam mantidos os atuais gestores à frente da pasta, mas se mostra um pouco mais flexível quanto a esse assunto. Até aceitamos a troca de secretários, desde que sejam mantidas as secretarias, avisa Fonseca. Ambos os secretários assumiram após a saída dos respectivos titulares. Vander Fernandes era secretário-adjunto de Saúde e assumiu a secretaria após afastamento do ex-secretário Pedro Henry, que deixou a pasta para retornar à Câmara Federal, assim como Guaresqui, que se tornou secretário após o retorno do então titular, Antônio Azambuja, à Assembleia Legislativa. PMDB A reunião com a cúpula do PMDB também deve ser realizada na próxima semana, segundo o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB). O parlamentar defende que o governo faça um enxugamento da máquina e garante que, no que depender dos deputados estaduais, Silval Barbosa terá todo o apoio para promover a reforma que julgar necessária. Nesta semana, o governador já se reuniu com o PSD e o PR e deve se encontrar nos próximos dias também com o PT, que detém o comando da maior secretaria do Estado: a de Educação.