Primeira Página
Quinta-feira, 14 de Abril de 2011, 22h:44
A
A
SUBSTITUIÇÃO
Silval indica Éder para presidir Agecopa
Após conversas com deputados estaduais, governador Silval Barbosa (PMDB) optou pelo chefe da Casa Civil para a Agência
HUMBERTO FREDERICO
Da Reportagem
O governador Silval Barbosa (PMDB) formalizou o convite para o secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, assumir a presidência da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo (Agecopa), em substituição ao presidente interino, Yênes Magalhães, que voltará à diretoria de Planejamento. Após cinco horas de reunião com todos os deputados estaduais, Silval afastou a hipótese de Éder acumular a presidência da Agência e continuar na Casa Civil. Este foi um pedido dos parlamentares, que entendem que o presidente da Agecopa não deveria exercer as duas funções. Como houve vontade de muitos segmentos da sociedade para indicar o Éder, fiz o convite a ele, que ficou de avaliar até a próxima semana se vai aceitar. Mas já adianto que ele não vai acumular porque não aceito que um secretário acumule cargos em meu governo, revelou Silval, sem querer especular nomes, caso Éder recuse o convite. Apesar de adiar a decisão para a próxima segunda-feira (18), Éder já fala como o novo presidente. Ele deixou transparecer que gostaria de acumular a Casa Civil com a Agência, mas afirmou que respeitará a determinação do governador. O governador foi muito taxativo dizendo que o acúmulo de função não existe e eu sou obediente e tenho que atender às determinações dele. Vou agora conversar com os diretores, com a minha família, para tomar uma decisão, afirmou Éder. Questionado sobre os motivos que o levaram a pensar em uma decisão em relação à Agecopa, o secretário ressaltou os objetivos que aceitou quando integrou o staff do governo, desde a gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR). Temos algumas missões no governo na Casa Civil. Quando assumi, definimos algumas linhas-mestras, com um perfil mais técnico e um maior gerenciamento na Secretaria. Quero continuar negociando as dívidas de Mato Grosso, desafio que assumi há seis anos e queria continuar ajudando, disse. Durante a reunião de hoje, os deputados levaram ao governador o Projeto de Lei Complementar que altera o modelo de gestão da Agecopa, saindo de colegiado para presidencialista. Silval confirmou que vai sancioná-lo, mas não disse a data. Recebi hoje o Projeto de Lei do Emanuel Pinheiro (PR) e do Walter Rabello (PP) que será sancionado nos próximos dias. Com a escolha do presidente e a mudança, o Yênes, que é muito competente, voltará para a diretoria de Planejamento, afirmou o governador. Criada em 2009, a Agecopa tem um orçamento em torno de R$ 1 bilhão para obras de infraestrutura na Capital. Esse montante de recursos financeiros está garantido até 2013, sendo repassados R$ 250 milhões anualmente para a agência. Éder vai se juntar aos outros dirigentes da Agecopa, que é composto por Yênes Magalhães (Planejamento e Gestão), Yuri Bastos (Assuntos Estratégicos), Carlos Brito (Infraestrutura), Roberto França (Comunicação e Marketing), Agripino Bonilha Filho (Articulação Interinstitucional) e Jefferson Carlos de Castro Júnior (Orçamento e Finanças).