Silval faz balanço positivo de sua atuação no Paiaguás
O governador Silval Barbosa (PMDB) participou da sessão de abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa em 2014 e, em clima de despedida, fez um balanço das ações de sua gestão até agora. A mensagem foi entregue ao presidente da AL, Romoaldo Júnior (PMDB). Entre os pontos destacados por Silval esteve a redução da dívida pública, que passou de 17% para 7% da Receita Corrente Líquida do Estado. Segundo ele, a medida ajudou no fluxo de caixa e possibilitou a tomada de novos empréstimos, como o feito para realizar o programa MT Integrado. Na mensagem, o governador também ressaltou o fechamento do ano comercial em R$ 14 bilhões. Sustentou que os bons números da economia geraram empregos. Quanto à Educação, Silval destacou a adesão ao programa do governo federal Mais Educação, que prevê o retorno dos alunos às escolas no contra-turno para atividades extracurriculares. Também comentou sobre a renovação de 70% da frota de ônibus escolares e a contratação de mais de nove mil profissionais. O peemedebista também destacou as ações da Secopa. Citou que a Arena Pantanal e as duplicações da Estrada da Guarita e da rodovia Mário Andreazza já estão em fase final de execução. Lembrou ainda que já foram concluídas 37% das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Reclamação constante dos deputados oposicionistas, o Fethab também foi ressaltado. Segundo Silval, foi com os recursos dele que foi possível concluir 103 km de pavimentação em trechos de quatro rodovias estaduais. O governador ainda destacou ações voltadas à Saúde. Pontuou que foram criadas novas vagas de UTI no interior e gastos mais de R$ 450 milhões para manter o atendimento nos hospitais regionais e unidades de saúde estadual, como o Cridac. OPOSIÇÃO A oposição reagiu ao discurso. Um de seus principais membros, o deputado Zeca Viana (PDT) avaliou que a realidade é diferente. O pedetista ressalta que é preciso respeitar o que foi feito na gestão Silval, mas pondera que é preciso abrir os olhos para os problemas que ainda existem. Zeca pontua que o governador apresentou bons números da Educação, mas que ainda há escolas caindo aos pedaços, que colocam em risco a vida e o aprendizado dos alunos. Também destaca a Saúde como outro problema na gestão. Lembra que há dois anos o governador foi a Porto Alegre do Norte, lançar a obra do hospital regional na cidade. Agora voltou para lançar o edital de licitação. Em dezembro ele volta para dizer a empresa vencedora, não dá para aceitar, diz. (TA)