Primeira Página
Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010, 21h:07
A
A
Silval declarou que deu autonomia a Savi
JEAN CAMPOS
Da Reportagem
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), assumiu ontem o comando do governo do Estado. O governador Silval Barbosa (PMDB) fez a transmissão simbólica do cargo, num hangar particular do aeroporto Marechal Rondon, antes de partir para a Bolívia. Savi fica no cargo até amanhã, quando Silval retorna da viagem internacional. O governador, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), se reúne hoje com autoridades do governo boliviano com o objetivo pôr fim à crise do gás natural em Mato Grosso. Essa é a primeira vez, desde que assumi o governo em 31 de março, que me ausento da administração. Mauro Savi é uma pessoa em quem confio muito e tem muita responsabilidade. Prova disso é que ele está há tantos anos na liderança do governo na Assembleia Legislativa, disse o governador, completando que pediu à equipe do governo que não segurasse a tramitação de nenhum assunto nos dois dias de afastamento. Mauro Savi é deputado estadual pelo segundo mandato e assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em julho deste ano, após a cassação do então presidente da Casa, deputado José Riva (PP). Nas eleições do dia 3 de outubro foi reeleito para o terceiro mandato com 47.663 votos. O republicano saiu do aeroporto diretamente para o gabinete do governador, no Palácio Paiaguás, de onde despachou documentos. O secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, acompanhou Savi para o cumprimento da agenda institucional. Vou cumprir o compromisso que assumi com Mato Grosso e com o governador, que confiou em mim atribuindo o cargo de chefe do Executivo. Assegurei ao Silval que estarei respeitando as condições da governabilidade, disse Mauro Savi. O novo governador despachou documentos e assinou decretos envolvendo as secretarias da administração estadual. Além disso, teve audiências com representantes do Sindicato de Bares e Restaurantes, além de dirigentes dos clubes de futebol mato-grossense. Silval Barbosa declarou ter dado total autonomia para o governador republicano, inclusive dando a ele poderes de contrariar pareceres da Procuradoria Geral do Estado (PGE) o que, segundo Mauro, não seria necessário. O peemedebista lembrou que enquanto vice-governador assumiu inúmeras vezes o Executivo durante as viagens do então governador Blairo Maggi (PR). Ele avalia que o entrosamento com o parlamento permite que faça o mesmo com Mauro Savi. Silval já antecipou que deve tirar férias no próximo mês, abrindo espaço mais uma vez para o presidente da Assembleia chefiar o Executivo. Silval reforçou que estava indo à Bolívia para resolver um problema que trará novos investimentos para a indústria na Capital. O governador explicou que, através de entendimentos com a Petrobras, a Termelétrica Mário Covas voltará a funcionar na Capital. Estamos muito próximos da estabilidade energética, assegurou. Silval disse ainda que fez questão de convidar pessoalmente o prefeito Chico Galindo para a viagem, já que o resultado do encontro diplomático terá reflexos na administração municipal. Superado esse assunto, temos uma nova briga: trazer novas indústrias para Cuiabá. Isso representa o fortalecimento da economia e a geração de novos empregos, finalizou Silval.