PT quer impedir que o PSDB monopolize debate eleitoral
O PT deve aprofundar o mais rápido possível as discussões internas sobre a sucessão Estadual e a política de alianças para 2002. O indicativo foi aprovado durante o encontro municipal do partido em Cuiabá, realizado no último domingo no plenário Milton Figueiredo, da Assembléia Legislativa. Os petistas cuiabanos avaliam que o partido está perdendo um tempo precioso ao permitir que o debate sobre a sucessão do governador Dante de Oliveira (PSDB) seja concentrada na disputa monopartidária travada entre o prefeito de Cuiabá, Roberto França, e o senador Antero de Barros. A militância do PT na Capital quer o partido articulando sua candidatura própria e trabalhando na formação de uma aliança dos partidos de esquerda e num projeto político e administrativo que possa ser oferecido à sociedade mato-grossense como uma alternativa viável à política de fome e pobreza do neoliberalismo do PSDB, informou o presidente do Diretório Municipal, Jurandir Moraes de Lara. Segundo ele, o arco de alianças definido pelo Diretório Nacional será praticamente impossível de ser construído em Mato Grosso. Grande parte dos partidos indicados pelo nacional em Mato Grosso fazem parte da base de sustentação do Governo do PSDB em nível municipal e Estadual. Isso deixa poucas alternativas de coligação, mas por outro lado fortalece a necessidade de construirmos uma candidatura própria forte, argumenta Jurandir Moraes. Durante o encontro, foi ainda formada um grupo de trabalho que irá promover um estudo visando a implantação de diretórios zonais em Cuiabá. Os diretórios zonais estão previstos no Estatuto do partido e devem ser estabelecidos a partir da evolução dos núcleos que criamos algumas regiões da cidade. Os diretórios zonais são uma forma de ampliar a participação das bases, oxigenar o partido e aproximar as lideranças da militância, destaca o dirigente petista. (APP)