Procuradora afirma que a proposta é inconstitucional
O ex-presidente da OAB Ussiel Tavares, atual Conselheiro Federal da instituição, criticou a iniciativa de Faiad em levar a público um assunto que não foi discutido internamente. "Nada foi discutido pelo Pleno da OAB, essa posição de ser favorável [a criação da AGE] não passa de uma posição pessoal do Faiad". Ussiel ainda criticou a tentativa de reunir todos os atuais advogados que trabalham em órgãos e autarquias do Estado. "Eu só conheço o concurso como forma de ingressar na vida pública. Eu sou totalmente contrário a outra forma de ingresso porque vira uma verdadeira aberração com as instituições virando trem da alegria". Já Glaucia Amaral, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso, vê inconstitucionalidade na proposta defendida pelo comando da OAB. "Na semana passada o Supremo Tribunal Federal se pronunciou informando que a representação judicial dos Estados pertence aos Procuradores em obediência às normas constitucionais", alega. Ela ainda critica a iniciativa de abrir discussões que, segundo suas afirmações, não encontra consenso na classe dos advogados. "É uma medida que contraria os interesses do Estado e vai contra os interesses da advocacia pública, não há apoio maciço da classe para a criação", disse. Ontem, estava prevista uma reunião da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso com o presidente da OAB Francisco Faiad para discutir a proposta. (RC)