NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 21 de Junho de 2026

Primeira Página
Quinta-feira, 10 de Junho de 2010, 21h:56

PARTIDOS

PPS quer Moura como o vice de Wilson

Dividido entre as candidaturas do PSB e do PSDB, partido se adianta e apresenta suplente de deputado do Araguaia para compor chapa com tucanos

SONIA FIORI
Da Reportagem
A demora do DEM em indicar um nome para ocupar a vice na chapa majoritária do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) abriu espaço para investida do PPS para consolidar aliança com os tucanos em Mato Grosso. Apoiado pelo viés do projeto nacional, em que o PPS se alinha com o PSDB, o presidente do diretório municipal, Ivan Evangelista, costura a ocupação do espaço ainda “vago”. O suplente de deputado federal Eduardo Moura (PPS) é a aposta do dirigente partidário para assumir a função, o que facilitaria uma eventual parceria política para as eleições de 2010. A estratégia poderá assegurar também a cooptação de votos durante a convenção do partido, que será realizada neste mês, para uma possível oficialização da coligação com os tucanos de Mato Grosso. Ivan é contra o projeto defendido pelo presidente regional do partido, Percival Muniz, de apoio à candidatura ao governo de Mauro Mendes (PSB). Sem alarde, ele já chegou inclusive a conversar com o líder de majoritária sobre a via alternativa. Wilson, no entanto, desconversou ao assegurar que o assunto vem sendo debatido entre as siglas aliadas. Por enquanto, cabe ao DEM indicar a vice. Mas o Democratas ainda não encontrou consenso sobre o nome mais apropriado para assumir a vaga. Para colocar os planos em prática, Ivan tem a seu favor abertura dada pelo principal líder democrata, senador Jayme Campos. O parlamentar admite discutir com o partido a possibilidade de abrir mão do espaço, caso a função seja disponibilizada para outro partido que possa reforçar o projeto. Outro ponto favorável ao dirigente municipal do PPS se dá em torno do perfil de Eduardo Moura, que contempla os critérios perseguidos pelo grupo para o indicado a vice. Em princípio, o bloco busca um representante capaz de dar sustentação eleitoral à candidatura do tucano Wilson Santos principalmente no interior do Estado. Outro fator levado em consideração é a representação do indicado junto ao setor do agronegócio. As características se aplicam a Eduardo Moura. Empresário, dono de um dos maiores confinamentos de gado do Estado, ele representa a região do Araguaia. Suplente, com forte base eleitoral em Barra do Garças, ele chegou a assumir cadeira na Câmara Federal por quatro meses, sendo prestigiado pelo sistema de rodízio acordado nas eleições gerais de 2006. O nome de Eduardo também é lembrado pela direção do PPS para nova disputa ao cargo de deputado federal, numa chapa proporcional com o PDT – onde o presidente da legenda, Otaviano Pivetta, também deverá reforçar o time dos postulantes a Câmara Federal. Fontes ligadas ao PSDB asseguram que o nome é bem-visto por Wilson Santos. No entanto, o líder de chapa teria alertado para a importância de se discutir o assunto com a cúpula do projeto e principalmente com o DEM.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL