Primeira Página
Sexta-feira, 24 de Abril de 2009, 20h:14
A
A
ELEIÇÕES 2010
PMDB faz ato suprapartidário pró-Silval
Senadora Serys Slhessarenko (PT) e o deputado José Riva (PP) participaram de Congresso Estadual para elaborar plano de governo
SONIA FIORI
Da Reportagem
O Congresso Estadual do PMDB realizado, ontem em Cuiabá, na Fiemtec, se transformou num ato suprapartidário, com a presença de líderes partidários do PP e do PT. O ato político reforçou a pré-candidatura do vice-governador peemedebista, Silval Barbosa, ao governo do Estado. O evento, que foi pautado para debater um plano de governo para Mato Grosso, contou com a presença não apenas da cúpula da sigla como também de líderes como a senadora Serys Slhessarenko (PT) e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP). Apesar do aceno do governador Blairo Maggi (PR) sobre a possibilidade de o PR caminhar junto com o PMDB nas eleições de 2010, republicanos deixaram de comparecer no Congresso. Durante o evento, também ficou evidente o distanciamento do DEM do projeto do PMDB. Mesmo convidado, o senador democrata Jayme Campos não marcou presença no local. No entanto, líderes do partido como o presidente Carlos Bezerra (PMDB) ainda insistem na estratégia que tem como foco principal atrair o apoio dos democratas para um projeto em comum com os partidos que fazem parte da base de sustentação da administração estadual. Outro convidado a se ausentar do evento foi o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PMDB). O partido nega que ocorra estremecimento entre Silval e Pátio ou ainda possível isolamento do gestor a respeito do projeto da sigla para o próximo pleito. Pré-candidato do PMDB para liderar o processo sucessório do próximo pleito, Silval Barbosa tratou de esclarecer que o evento não tinha o objetivo de oficializar sua candidatura. Com o intuito de consolidar a unidade entre as siglas da base, Barbosa acrescentou também que não é adversário de nenhum dos líderes de partidos que também analisam possível construção de projeto próprio. Nesse rol de forças políticas, citou nomes como do senador Jayme Campos, do deputado José Riva, do empresário Mauro Mendes (PR) e ainda do deputado federal Carlos Abicalil (PT). No evento, o PMDB provou que mantém estrutura para aglutinar as forças políticas. Bezerra destacou a confiança do partido sobre a chance de Silval ser confirmado com candidato para 2010. Reiterou ainda que o nome de Barbosa conta com simpatia do governador. Contudo, manteve cautela ao analisar o atual cenário de articulações. Para ele, os debates são ainda prematuros e nesse momento, o mais importante é construir um plano de governo para o Estado. O evento contou ainda com a participação da presidente da Fundação Ulisses Guimarães, Teté Bezerra, de representantes da bancada estadual na Assembléia Legislativa, como Antônio Brito e ainda do secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Totó Parente, além de vereadores, presidentes de diretórios municipais do PMDB e prefeitos legenda. REUNIÃO PT - A aproximação entre o PMDB e o PT é cada vez mais visível. O vice-governador Silval Barbosa confirmou presença em reunião, realizada na noite de ontem, entre o presidente nacional do PT, Carlos Berzoini e o presidente estadual da legenda, deputado Carlos Abicalil. Segundo ele, o encontro seria apenas para discutir questões gerais no âmbito do processo sucessório do próximo ano.