Parlamentar insiste para que Maggi não priorize Baiano
ALEX FAMA
Da Reportagem
O deputado estadual e vice-presidente dos Democratas de Sinop, Dilceu DalBosco, explicou que o partido está elaborando um pedido ao governador Blairo Maggi (PR) para que não manifeste apoio a nenhum pré-candidato à prefeitura de Sinop. No caso de uma resposta negativa de Maggi, o partido aliado pode partir para o rompimento da aliança estabelecida desde a primeira eleição do governador. De acordo com o democrata, ele e o também deputado estadual Percival Muniz (PPS) haviam conversado com o governador sobre o assunto. Os dois parlamentares se reuniram na semana retrasada com Maggi e o alertaram sobre as possíveis complicações políticas que o posicionamento do governador poderia causar nos partidos aliados. Ele [Maggi] ouviu e disse que iria levar em consideração o pedido. O governador não pode interferir no processo. Ele tem que entender que ele é pluripartidário. DalBosco foi claro ao dizer que se não houver a isenção do governador no processo eleitoral do ano que vem em Sinop e outros municípios do Estado, a atitude vai arranhar a aproximação entre o partido do governador e demais aliados que atualmente compõem a base de Maggi. Começa a arranhar a proximidade entre os partidos aliados ao governador. Isso vai gerar um desgaste grande e desnecessário para todos. A briga do parlamentar democrata é com relação à declaração do governador Blairo Maggi à imprensa do município e estadual de que seu candidato à prefeitura de Sinop já está definido e é o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho (PR). Assim como o secretário, há vários partidos em Sinop, e alguns deles integram a base de sustentação do governo estadual, que tem pretensão em lançar candidatura à sucessão do prefeito Nilson Leitão (PSDB) ano que vem. Um exemplo seria o PT de Sinop. O partido já lançou oficialmente o professor universitário Aumeri Bampi como pré-candidato do partido ao cargo. Atualmente a sigla faz parte da base do governo Maggi e com essa definição do governador pelo candidato republicano poderia gerar desgaste com o novo aliado, assim como está prestes a aconteceu com o Democratas. DISPUTA ELEITORAL - Assim como na eleição passada, quando Sinop teve seis postulantes a deputado estadual, a sucessão municipal está repleta de pré-candidatos. Declarados oficialmente apenas quatro. Os empresários Paulo Fiúza (PV) e Roberto Dorner (sem partido), o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho (PR), e o professor universitário Aumeri Bampi (PT). Outro bloco de partidos que querem lançar postulante próprio ao pleito municipal, mas ainda não definiram seus candidatos. Esse é o caso dos Democratas e do PSDB. Ambos estão indefinidos em torno de qual nome será o candidato.