Nelson Pereira Lopes é o primeiro nome oficializado na disputa da vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso reservada ao Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em substituição a Munir Feguri, que há dois meses foi alcançado pela compulsória que aposenta o membro do TJ aos 70 anos. Advogado há 18 anos, Pereira Lopes milita na atividade pública desde a juventude. Foi presidente de grêmio estudantil, vereador por Rondonópolis em duas legislaturas e autor do projeto transformado na lei que viabilizou a construção do Aeroporto Maestro Marinho Franco. Ligado aos movimentos sociais, elegeu-se governador do Rotary Clube Internacional de Mato Grosso e será revestido dessa função numa solenidade ampliada, que se estenderá de 18 a 25 de janeiro do próximo ano, em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. Ele substituirá o governador Domingos Aparecido Marques. Pereira Lopes, ao confirmar sua inscrição à lista sêxtupla da OAB primeiro passo da disputa , disse que amigos sugeriram seu nome, e que se sentia reconfortado. Acrescentou que se sente preparado para o exercício da mais alta magistratura mato-grossense graças aos novos conhecimentos que sempre adquire em cursos, palestras, encontros e obras jurídicas, além de sua intensa vivência nos tribunais e fóruns de Mato Grosso e outros estados. A escolha de desembargador para preenchimento do Quinto Constitucional é complexa. O postulante terá que apresentar certidão de quitação com a OAB, que avalia seu saber jurídico, conduta ilibada e prazo mínimo de exercício profissional de 10 anos. Numa sessão aberta, todos os concorrentes serão argüídos e na mesma sessão serão submetidos a votação em aberto dos conselheiros, ex-conselheiros e ex-presidentes. Os mais votados formam a lista sêxtupla que é enxugada pela Ordem e se transforma em lista tríplice, da qual o governador Blairo Maggi escolhe o desembargador.