Os governadores da Amazônia Legal, junto ao presidente Lula, reforçarão a reivindicação para que o chamado REDD, que inclui a proposta de implantação de políticas mundiais de compensação por serviços ambientais prestados, seja incluso na pauta de discussões da 15ª Conferência do Clima. Promovida pela Organização das Nações Unidas, a ONU, o evento reunirá autoridades de todo o mundo em Copenhague, Dinamarca, em dezembro. A decisão pelo reforço das articulações está inclusa na Carta de Macapá, assinada ontem pelos governadores dos Estados da Amazônia Legal, incluindo o governador Blairo Maggi (PR). Reunidos em mais um Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, desta vez realizado no Amapá, o evento aprofundou as discussões por recursos e mecanismos que garantam a sustentabilidade e preservação ambiental. No documento, as autoridades destacam que a inclusão do REDD deve ser feita em Copenhague, contemplando as florestas tropicais com mecanismos de mercado compensatórios e não compensatórios por desmatamento evitado, em especial como parcela das obrigações adicionais dos países ricos, reafirmando a posição brasileira em Copenhague. Outro ponto discutido e incluso na carta é a sugestão ao Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA) para que recomende ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a aprovação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, sem qualquer teto financeiro prévio. O próprio proponente auxiliará na captação de recursos para viabilização das demais etapas, observa a Carta do Macapá.