Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apontam que 1.844 eleitores em todo o Estado compareceram aos cartórios eleitorais para regularizar as pendências com a Justiça Eleitoral. Só em Cuiabá, foram 300 pessoas. Estes eleitores faltaram às últimas três eleições. Outros 37.328 que não votaram nos últimos três pleitos, nem justificaram a ausência e continuam em situação irregular e terão o título eleitoral cancelado. A chefe de cartório da 54ª Zona Eleitoral, Joseane Mara Ferreira, responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor em Cuiabá, enfatizou que a Justiça Eleitoral tem divulgado com bastante antecedência o prazo para regularizar a situação, mas o brasileiro acaba mesmo deixando para a última hora. A lotação e a espera poderiam ser evitadas se o eleitor não deixasse para o último dia. O cancelamento do título eleitoral acontece todos os anos pós-eleição, e visa expurgar do cadastro aqueles eleitores que não compareceram nas três últimas eleições, e nem justificaram a ausência. A medida tem o objetivo de reduzir as possíveis fraudes no momento da identificação do eleitor, eliminando também da listagem de votação os eleitores que faleceram e não tiveram o óbito formalmente comunicado à Justiça Eleitoral. (Com assessoria)