NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Primeira Página
Terça-feira, 02 de Setembro de 2008, 20h:52

SEM IMPEDIMENTO

Maggi pode pedir votos para Mendes

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu liminar expedida pela 37ª Zona Eleitoral de Cuiabá que impedia o governador Blairo Maggi (PR) de pedir abertamente o voto de eleitores ao candidato a prefeito da coligação Compromisso com Cuiabá, Mauro Mendes (PR). A nova decisão atende agravo de instrumento movido pelo chefe de Estado. No despacho, o juiz José Zuquim Nogueira ressalta que a decisão de primeira instância fere o princípio constitucional de liberdade de expressão. A liminar original havia sido concedida em favor do candidato a prefeito Walter Rabello (PP) e da coligação Movimentação Popular Democrata, autores da representação eleitoral contra o governador. A investida se deu logo após ato de campanha realizado na Praça das Bandeiras, onde Maggi cobrou a servidores estaduais o engajamento na campanha de Mauro Mendes. O governador é o principal entusiasta da candidatura do empresário. Contudo, no entendimento do TRE, o posicionamento público de Maggi não é ilegal. “Não parece razoável a decisão guerreada, na medida que seu resultado prático é simplesmente proibir o sr. Blairo Borges Maggi, atual governador do Estado, de participar de comícios em apoio ao candidato de seu partido, uma vez que é impossível ao mesmo saber se há a presença de servidores públicos estaduais, em determinada reunião política”, assevera Zuquim. O juiz de primeira instância Rondon Bassil Dower Filho, da 37ª Zona Eleitoral, determinava que Blairo Maggi se abstivesse de “conclamar os ocupantes de cargos comissionados estaduais a apoiar o candidato de seu partido”, sob a interpretação de que houve abuso de poder por parte do líder político do PR. Desde então, Maggi havia suspendido aparições em comícios e atos de campanha de Mauro Mendes. No agravo de instrumento, Maggi argumentou à Justiça Eleitoral que em nenhum momento pressionou servidores a votarem em Mauro Mendes, durante comício realizado na noite do dia 20. O discurso emitido no evento ressoou até mesmo em veículos nacionais de comunicação. “Venho aqui convocar, ou melhor, pedir para todos os servidores o apoio ao candidato Mauro Mendes, principalmente aqueles comissionados, que são contratados em cargo de confiança. São as regras do jogo na política”, dirigiu Maggi a servidores na oportunidade.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL