NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Primeira Página
Segunda-feira, 21 de Julho de 2008, 22h:10

AGENDA EM BRASÍLIA

Maggi assina convênio e se reúne com Minc

Governador Blairo Maggi assina convênio de parceria para contratar o INDG que atuará na modernização da gestão pública

O governador Blairo Maggi (PR) cumpre hoje uma extensa agenda em Brasília. Entre os compromissos estão previstas audiência com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a assinatura de convênio de Cooperação Técnica com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para implantação do Programa "Modernizando a Gestão Pública", em Mato Grosso. O secretário de Estado de Fazenda, Éder Moraes, acompanha o governador. Ele explicou que, numa parceria com a MBC e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), será contratado o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), com um custo de cerca de R$ 9 milhões, visando a melhoria de resultados e modernização nas áreas tributária, Segurança Pública, Meio Ambiente, Administração e Planejamento. A estimativa inicial é que a partir da consultoria, sob a responsabilidade do renomado Vicente Falconi, aproximadamente 400 funcionários públicos do quadro efetivo, das áreas envolvidas, serão treinados com o objetivo de repassar a metodologia de gestão. O INDG é responsável pelo programa de modernização da gestão de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas e Sergipe, onde os estados obtiveram êxito. Ao Estado caberá seguir a cartilha e promover as ações estabelecidas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que podem levar a um aumento real na receita de R$ 489 milhões (descontado o efeito da inflação medida pelo IPCA) e uma economia de R$ 117 milhões no custeio da máquina pública, até o final de 2010. Na prática o objetivo é garantir o crescimento sustentado da receita estadual, aumentando a capacidade de investimento em obras de infra-estrutura econômica e social, e a reduzir os gastos em toda a estrutura governamental, melhorando a aplicação dos recursos existentes. "Vamos racionalizar gastos, melhorar a qualidade dos programas e fazer com que o benefício chegue à população", frisou Éder Moraes. CONVÊNIO – O convênio será assinado hoje pelo governador e o presidente de Honra do MBC e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter. Além de Éder e Maggi, os secretários de Estado de Mato Grosso, Luis Henrique Daldegan (Meio Ambiente), Diógenes Curado (Segurança Pública), Yênes Magalhães (Planejamento), Geraldo de Vitto (Administração), João Virgílio (Procuradoria Geral) e o assessor especial da Secretaria de Fazenda, Vivaldo Lopes, participam do ato. Conforme a assessoria de imprensa da Sefaz, também confirmaram presença no evento, que acontece no Centro de Convenções do Brasília Alvorada Hotel, durante a realização do 6º Congresso Internacional Brasil Competitivo, Vicente Falconi, os governadores Marcelo Deda (Sergipe), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Jaques Wagner (Bahia), Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), Eduardo Campos (Pernambuco) e do Distrito Federal, Paulo Octávio.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL