Primeira Página
Quarta-feira, 27 de Maio de 2009, 21h:30
A
A
ELEIÇÕES 2010
Jayme coloca o DEM como protagonista
Ao mesmo tempo em que avisa que o DEM está aberto para discutir com todos os partidos, senador diz sigla reúne condições para encabeçar chapa
SONIA FIORI
Da Reportagem
O senador Jayme Campos afirmou ontem que o DEM está aberto para entendimentos com todos os partidos que possam contribuir para o projeto da legenda de disputar o governo em 2010. A declaração do principal líder do partido no Estado surge num tom de recado para as siglas que desejam ter o DEM no arco de alianças. Jayme ressaltou ainda que não há mudança alguma em relação ao PR, legenda que assim como o PSDB está no rol de possíveis aliados do democratas para as próximas eleições. Jayme negou que sua recente reunião com o governador Blairo Maggi (PR) tenha alterado a posição do DEM em relação às costuras políticas para o próximo embate eleitoral. Segundo ele, o partido democrata continua dialogando como as siglas interessadas em construir um novo programa de desenvolvimento para o Estado. Com um discurso objetivo, o senador avisa que o partido se apresentará, nas reuniões com outras legendas, como sigla que tem todas as condições de liderar a chapa majoritária. O DEM tem história em Mato Grosso. Servimos à sociedade mato-grossense. Temos também o maior número de filiados no Estado e além disso é o único partido que está representado nos 141 municípios. Então vamos conversar mas apresentando o projeto do DEM que trabalha uma disputa ao governo, disparou. Para Jayme, são positivas as articulações que vem sendo desenhadas pela direção democrata no Estado com líderes de outros partidos. O senador citou ainda o bom entendimento do DEM com a maioria das siglas em Mato Grosso, fato que pode colaborar para reforçar o projeto 2010. O líder democrata lembrou ainda que a direção estadual democrata levará em consideração as orientações, a serem postas, pela nacional da legenda referente ao próximo embate eleitoral. Segundo ele, o desenho da nacional do DEM, que deverá caminhar com o PSDB no próximo processo sucessório, será avaliado criteriosamente em Mato Grosso. Jayme destacou que o partido também deseja conhecer quais as propostas das legendas para um plano de desenvolvimento do Estado. O PMDB, já deu início ao processo de discussões internas com DEM. Jayme disse também que está confiante sobre a possibilidade de vitória do DEM nas eleições gerais. Ressaltou que é imperativo que cada legenda defenda seu próprio projeto. Porém, tornou a lembrar que o seu partido não pretende abrir mão de encabeçar a corrida ao Palácio Paiaguás. REUNIÃO NACIONAL - Jayme Campos participou na tarde da quarta-feira de reunião com representantes da nacional do DEM. No entanto, a possível licença do parlamentar do Senado, segundo ele, não entrou na pauta de discussões. O senador disse que o assunto poderá ser avaliado nos próximos dias, em novo encontro da diretoria da nacional democrata. DISCURSO - Jayme Campos protestou em discurso contra a imagem que vem sendo projetada do corpo técnico do Senado por causa "dos desmandos" de "meia dúzia de delinquentes". Afirmou que os funcionários do Senado "são competentes e sérios" e, ao contrário do "estigma infundado" que foi espalhado, eles trabalham muito, com elevada produtividade. Fala-se de mordomias e apadrinhamentos. Apontam-se os descalabros de poucos para generalizar o preconceito- testemunhou.