O deputado federal Wellington Fagundes (PR) lançou Rondonópolis como candidata a subsede do Mundial de 2014. A intenção de assegurar a participação do município junto à Fifa foi comunicada ontem ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, durante reunião realizada com o governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás. O parlamentar defende um centro de treinamento na cidade, embora seja um pleito difícil porque o município está distante 212 quilômetros da Capital. Rondonópolis, se atingir as condições de infraestrutura exigidas pela Fifa, poderá servir de extensão para a Copa, se transformando em campo de apoio para a Capital que sediará parte dos jogos. A inserção do município no cadastro disponibilizado pela Fifa oportuniza a escolha pelas seleções das cidades que abrigarão os times. Por estar localizada a cerca de 200 quilômetros de Cuiabá, o município se coloca entre as cidades interessadas em fazer parte do Mundial. Para garantir a integração no processo, Rondonópolis, segundo Wellington, requer de investimentos em infraestrutura principalmente em relação ao aeroporto. Existe um fundo aeroportuário para investimentos e também estamos fazendo gestão junto aos governos estadual e federal para melhorar as possibilidades, e as perspectivas são boas, explicou. Ele citou ainda o centro de treinamento já instalado no município que poderá receber melhorias e assim ser colocado à disposição dos atletas. Outro ponto considerado essencial diz respeito à duplicação da rodovia compreendida entre Cuiabá e Rondonópolis. Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães e Campo Verde também fazem parte da lista das cidades interessadas em fazer parte do cadastro da Fifa.