NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Primeira Página
Sábado, 04 de Setembro de 2010, 13h:37

ELEIÇÃO EXTEMPORÂNEA

Eleitores escolhem hoje novo prefeito

Cabos eleitorais dos dois principais candidatos à prefeitura disputam a preferência de mais de 14 mil eleitores da pacata Santo Antônio de Leverger

ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem
Os 14.071 eleitores de Santo Antônio de Leverger escolhem hoje o novo prefeito da cidade. Eleito em 2008, Faustino Dias (DEM) foi cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos. Há mais de um ano o presidente da Câmara Municipal, vereador Harrison Ribeiro (PSDB), comanda o Executivo como prefeito interino. São três candidatos: além de Harrison, a ex-prefeita Glorinha Garcia (PP) e o sargento João Benedito da Silva (PRB). Entre Harrison e Glorinha o clima está pegando fogo. Moradores que não estão participando ativamente da campanha, seja como cabo eleitoral ou por ligação pessoal com os candidatos, dizem que “o clima está quente”. A senhora Luzia Monteiro, 63, contou que “parece guerra” a disputa. “Eles [cabos eleitorais] passam se xingando. No comício de ontem teve confusão. Tá todo muito nervoso com essa eleição”, disse Luzia. Ontem pela manhã, um dia antes da eleição, a cidade estava aparentemente tranquila. Na avenida principal só havia placas de propaganda de Glorinha no canteiro central, mas com um detalhe: todas foram posicionadas bem atrás dos postes ou árvores, praticamente impossibilitando a visão da propaganda de quem passa pela rua, presumindo que alguma simpatizante das coligações adversárias “boicotaram” a propaganda da candidata. As propagandas da eleição geral para governador e deputado se sobrepõem às da eleição local. Apesar de candidato, Harrison concorre com pendência na Justiça que, caso ele seja eleito, pode cassar seu mandato. Baseado na lei da Ficha Limpa, o Tribunal Regional Eleitoral rejeitou o registro de candidatura dele. Ele ainda pode recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na eleição de 2008, Glorinha também foi candidata, ficando em segundo lugar por uma diferença de 68 votos. Ontem, véspera da eleição Harrison estava na cidade, mas não saiu às ruas. Preferiu ficar em cada recebendo as lideranças da sua campanha, organizando a distribuição de credenciais para os fiscais e ficar reservado até mesmo para não infringir a legislação eleitoral. Os candidatos Glorinha e João Benedito não estavam na cidade. O sargento disse que aproveitou a manhã para cuidar dos negócios pessoais que estavam abandonados por conta da campanha. Ele é proprietário de uma empresa de segurança. O sargento diz que vai surpreender nas urnas por ser um candidato novo na política. “Enquanto os dois estão brigando, eu estou fazendo meu trabalho. O povo não quer mais os mesmos, eu serei salvador da pátria”, disse o sargento do alto de seu patriotismo. A nova eleição foi determinada pelo TRE em julho deste ano. Os candidatos tiveram apenas um mês e 22 dias para campanha eleitoral. Isso contando com todos os prazos processuais. Os candidatos poderiam ter feito propaganda eleitoral na rádio da cidade, mas de comum acordo abdicaram desse recurso pelo tempo exíguo para a elaboração do programa.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL