Primeira Página
Terça-feira, 15 de Maio de 2007, 21h:22
A
A
DENÚNCIAS
Documento lança suspeita sobre policiais
Deputado Walter Rabello, do PMDB, entregou relatório ao governador Blairo Maggi, do PR, sobre possíveis irregularidades
NOELMA OLIVEIRA
Da Editoria
Um documento entregue ao governador Blairo Maggi (PR) levanta suspeita de prática de abuso de poder cometido por policiais militares de Mato Grosso. O relatório, também composto por sindicâncias da própria PM, foi apresentado pelo deputado Walter Rabello (PMDB), crítico da atuação do Comando Geral da Polícia Militar. Segundo ele, as peças documentais envolvem o alto comando da corporação no Estado. O deputado, que é apresentador de um programa de televisão, tem dirigido uma série de questionamentos à ação do comando geral da Polícia Militar, sob o comando do coronel Adaildon Moraes. Rabello afirma que não tem nada de pessoal na sua posição de entregar os documentos ao governador. Walter contou à imprensa que há três dias recebeu um relatório, conforme ele, emitido pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Federal, que levanta graves suspeitas de irregularidades cometidas por militares nos municípios de Confresa, Vila Rica e Porto Alegre do Norte. Neste caso, relacionados a abuso de poder. O documento foi encaminhado para o serviço de inteligência da Polícia Militar em novembro de 2006. Seis dias depois, o relatório foi enviado para o comandante-geral da Polícia Militar. O serviço reservado militar pedia providências para desmantelar a quadrilha e que as peças fossem distribuídas para o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Departamento da Polícia Federal e até a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). De acordo com o parlamentar, o governador Blairo Maggi ficou de ainda esta semana retornar para o parlamentar com as providências que serão adotadas pelo governo do Estado. Os documentos que entreguei para o governador inviabilizam o governo, se não adotar medidas. Envolve o alto comando da Polícia Militar, afirmou o deputado, após deixar o gabinete do governador Blairo Maggi na manhã de ontem. O parlamentar diz que em outro documento consta também desvio de recursos públicos. Parte do relatório está no passado e outras envolvem pessoas agora, relatou Rabello. Além do abuso de poder e desvio de recursos, segundo Rabello, os documentos apontam para a prática truculenta da Polícia Militar na região do Araguaia, envolvendo os municípios de Confresa, Vila Rica e Porto Alegre do Norte, nos quais existem focos de conflitos fundiários. Do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal, Alexandre Bustamante afirmou desconhecimento sobre a existência do relatório, atribuído ao seu Núcleo de atuação. Contudo, ele ficou de fazer um levantamento pra checar a origem, muito embora tenha confirmado que o nome de quem assina o documento realmente é de quem trabalha neste Núcleo.