Primeira Página
Sexta-feira, 09 de Setembro de 2011, 20h:51
A
A
PROGRAMA SOCIAL
Dilma lançará ação contra miséria em MT
A Presidência da República confirmou a visita da petista no Estado, porém a data ainda não foi definida e deve ser divulgada até a próxima semana
HUMBERTO FREDERICO
Da Reportagem
A presidente da República Dilma Rousseff (PT) vem a Mato Grosso nas próximas semanas para lançar o programa Mato Grosso Sem Miséria. A informação é da Secretaria da Civil do Estado. Recebemos hoje a confirmação da Presidência da República sobre a vinda da Dilma ao Estado para o lançamento do programa. Agora aguardamos eles agendarem a data disponível para podermos anunciar com precisão que dia será o lançamento, disse o secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda. O Mato Grosso Sem Miséria faz parte do plano do governo Federal, que é denominado de Brasil Sem Miséria, que tem por objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar das famílias extremamente pobres do país. Mato Grosso tem 174 mil pessoas abaixo da linha de pobreza e por isso entramos no programa com a meta de diminuir drasticamente este número, apesar de já percebermos alguns avanços no setor social do nosso Estado, afirmou Lacerda. O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros. A expectativa do governo Federal é que o plano agregue através de transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva, todas as pessoas abaixo da linha de pobreza, propiciando assim, novas oportunidades. Na Câmara dos Deputados, a votação de programas de distribuição de renda para famílias que vivem em situação de extrema pobreza entrará em pauta na próxima semana, após estar trancada por quatro Medidas Provisórias (MPs) e um projeto de lei. Um dos programas prevê o pagamento trimestral da chamada Bolsa Verde, no valor de R$ 300, para famílias que desenvolvam atividade de conservação dos ecossistemas, em condições pactuadas com o governo Federal. A intenção é preservar uma área de 145 milhões de hectares de florestas públicas que se distribuem por florestas nacionais, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável, e projetos de assentamento vinculados ao extrativismo ou à exploração sustentável da floresta.