Presidente estadual do DEM, Oscar Ribeiro afirmou ontem que o partido não abre mão de lançar candidato ao governo do Estado nas eleições de 2010. A posição do dirigente partidário prenuncia enfrentamento com o Partido da República, que também tem projeto para continuar à frente do Palácio Paiaguás. Oscar é um dos principais entusiasta do lançamento do senador Jayme Campos ao governo. Temos pesquisas internas no partido na maioria dos municípios e existe um consenso pelo nome do senador Jayme Campos. Então isso precisa ser levando em consideração porque o Jayme é o principal nome para disputar o governo e não há nesse momento a mínima possibilidade de não lançarmos um projeto próprio, enfatizou. Jayme prefere não fazer análises sobre o próximo pleito, sustentando que as avaliações são prematuras. O DEM, que em tese integra a base de sustentação do governo do Estado, mais caminha para o distanciamento com o PR do que propriamente para a permanência na base aliada. As nacionais do PSDB e do DEM já firmaram entendimento de que caminharão juntas nas eleições de 2010. Como a decisão deve seguir as normas da verticalização, em Mato grosso o DEM aguarda o momento certo para abrir o leque de conversações. Na tarde de ontem, Oscar negou que a direção estadual da legenda tenha um plano de ruptura com a atual administração. Frisou também que em nenhum momento o partido avaliou a possibilidade de devolver os cerca de 250 cargos ocupados por indicados da sigla na estrutura governamental. Não sei de onde saiu isso. Em nenhum momento pensamos em nos distanciar da base de apoio ao governo e nunca cogitamos devolver as indicações, disse. Oscar não descarta a chance de composição com o PR, mas frisa que nesse caso caberá aos republicanos abraçar a bandeira democrata nas eleições de 2010. (SF)