NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 21 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 13 de Abril de 2012, 22h:19

SINOP

DEM, PSDB e PSD na mesma mesa

MARIA HELENA BENEDET
Da Reportagem/Sinop
A pouco mais de dois meses para a definição de quem vai entrar na corrida eleitoral, a movimentação nos bastidores da política sinopense começa a abrir caminhos para a definição de possíveis candidaturas. De olho em uma base forte, a partir de agora, partidos políticos trocam informações, fazem propostas e abrem conversações para, quem sabe, consolidar uma futura aliança. Quem deu o primeiro passo na corrida de aliados foram o PSDB e DEM, que, historicamente, são grandes aliados no município. A bola da vez para entrar no ‘grupo’ foi o recém-formado PSD. Lideranças das siglas sentaram juntas e iniciaram os primeiros contatos para a unificação partidária. A possibilidade de uma força política na junção dos partidos está embasada em pesquisas internas encomendadas pelas siglas. “Eu e Roberto Dorner [PSD] decidimos fazer uma pesquisa interna. A partir daí, iniciamos as conversações para entender a opinião da população de Sinop”, disse o presidente estadual do PSDB, deputado federal Nilson Leitão. “Dessa forma é que ascende essa vontade de poder unir e construir um projeto de verdade”, emendou, lembrando que a unificação partidária teve seus primeiros passos na eleição do presidente da Câmara, Remídio Kuntz (PSD), quando os vereadores do PSDB e DEM apoiaram a eleição do parlamentar para administrar a Casa. O Democratas, que já lançou como pré-candidato o nome do presidente estadual da sigla, Dilceu Dal’Bosco, aposta na aliança como base sólida para sucesso nessas eleições. “Isso vai nos dar uma tranquilidade que vamos alcançar o propósito, que é exatamente esse grupo, essa aliança, chegar ao poder em Sinop”, enfatizou Dal’Bosco, que garantiu abrir mão de uma possível candidatura para que a aliança não caia por terra. “O propósito é maior, o sonho é maior, não é porque o Democratas já apresentou pré-candidatura a prefeito que tem que ser o Democratas. Por que não pode ser outro?”, indagou. “Nós estamos prontos para aquilo que for melhor para essa aliança, para Sinop e o povo que vive aqui”, declarou, fazendo uma referência ao fato de o partido ficar de fora da chapa maior para prefeito e vice. O presidente municipal do PSD, primeiro-suplente de deputado federal Roberto Dorner, deixou claro que o encontro serviu para discutir uma possível aliança e que conversações com outros partidos, inclusive com o PMDB, do atual prefeito Juarez Costa, estão abertas, embora não tenha descartado a união com PSDB e DEM. “Não tem nada definido, mas está caminhando seriamente para termos uma concordância num futuro para que saia um candidato para disputar as eleições”, admitiu. “Essa possibilidade está mais firme desse lado do que do outro lado [base aliada do prefeito], mas nós não deixamos de conversar com o prefeito. Vamos esgotar as últimas conversas”, garantiu, acrescentando que o partido irá mostrar ao prefeito a força que o PSD tem, referindo-se à falta de apoio enfrentada na base aliada do peemedebista. Apesar de o partido estar pendendo para uma possível união com tucanos e democratas e ter apoio do PSD estadual, Roberto Dorner disse que as discussões sobre uma aliança serão realizadas com todo o grupo. “O secretário-geral do partido [deputado estadual José Riva] torce para fazermos a coligação e assumirmos com o grupo PSDB e DEM, mas não quer dizer que temos que fazer. Conversei com o deputado Riva e ele disse que ‘o que nós fizermos, o que o grupo decidir, eu vou apoiar’”, finalizou. Além das três siglas, representantes de partidos como PV, PPS, PSC e PTB, entre outros, também participaram da reunião.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL