NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Primeira Página
Terça-feira, 21 de Outubro de 2014, 21h:34

FINANÇAS

Cuiabá tem déficit de R$ 35 mi

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
As finanças do Palácio Alencastro estão tirando o sono do prefeito Mauro Mendes (PSB). O socialista busca meios de equilibrar as finanças da prefeitura para poder fechar o ano com as contas no azul. O município já conta com um déficit de aproximadamente R$ 35 milhões referente ao período que compreende janeiro e setembro deste ano. O orçamento deste ano está fixado em R$ 1,9 bilhões. Preocupado com a situação, Mendes determinou que as secretarias de Fazenda e de Gestão promovessem um estudo detalhado nas finanças do Executivo municipal, a fim de averiguar o real valor deste déficit. O levantamento irá nortear as medidas adotadas pelo prefeito para continuar o processo de reequilíbrio das contas públicas. O estudo ainda não foi finalizado. Apesar disso, a ordem de redução de gastos já foi dada pelo socialista. Inicialmente, os cortes serão nos débitos de custeio como água, luz, telefone, locação de veículos, combustível, etc. Não está descartada a redução de comissionados e contratados. A última alternativa seria a suspensão de obras que vêm sendo executadas na Capital. Mendes afirma que irá promover todas as ações possíveis para que esta medida não precise ser adotada. Outro fato que pode ajudar na redução deste déficit é a realização do mutirão fiscal junto às pessoas e empresas que estão em débito com a prefeitura. Com este programa, o Executivo já conseguiu renegociar cerca de R$ 1,3 milhão até o momento. Apesar disso, o aumento em determinados impostos também vem sendo analisado por Mendes. A tendência é de que o socialista encaminha para o Legislativo municipal até o início do próximo mês um projeto que visa ao reajuste da plana genérica, o que resultará no aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esta não é a primeira vez que Mendes precisa tomar atitudes para se adequar à queda nas receitas. Em julho deste ano, o socialista baixou um decreto determinando o contingenciamento de 10% no previsto do orçamento da Fonte 100 para 2014. O corte representava um montante de cerca de R$ 52 milhões. A medida se deu devido ao fato de a estimativa de receita para o 1º semestre deste ano não ter se concretizado, saindo R$ 21 milhões menor do que o esperado. À época, Mendes chegou a dizer que se o orçamento continuasse sendo executado desta forma fecharia o ano com mais de R$ 51 milhões em déficit. Segundo o secretário municipal de Fazenda, Guilherme Müller, a arrecadação de impostos como IPTU e ISSQN, por exemplo, aumentou cerca 11%, mas a projeção da LOA (Lei Orçamentária Anual) era um crescimento de 20%. Mauro Mendes ainda acrescentou que o orçamento de 2015 deve possivelmente ser igual ou menor ao deste ano, uma vez que os indicadores da economia brasileira não apresentam sinais de melhoria no curto e médio prazos. Nesta segunda-feira (20) ocorreu a primeira audiência pública para apresentar a estimativa da receita e o planejamento financeiro do município para o ano de 2015. Nesta primeira ação foi feita uma estimativa dos recursos necessária para 2015 que podem chegar até R$ 1,914 bilhão. Quem entra como maiores beneficiadas são saúde, educação, obras e assistência social. As próximas audiências acontecem no próximo dia 29 e 31 deste mês.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL