Primeira Página
Terça-feira, 03 de Julho de 2007, 21h:00
A
A
AVALIAÇÃO DIÁRIA
Concretização de projetos é falha
O secretário de Estado de Planejamento, Yênes Magalhães, avaliou que Mato Grosso apresenta os menores índices de execução de projetos de todo o Brasil e por isso, desde ontem, o Governo do Estado está recebendo um relatório diário das secretarias e autarquias para acompanhamento e avaliação da evolução dos trabalhos de cada Pasta. De acordo com o secretário, o problema é que existe uma falta de planejamento final, tendo em vista que a concretização dos projetos pode não ser de acordo com o rumo elaborado em casa setor. Para possibilitar que toda a sociedade acompanhe, ele prevê ainda que no mês de julho as informações acessadas pelo governador estejam disponíveis na internet, na página da Seplan. A preocupação apresentada por Yênes é que nesse relatório diário alguns órgãos não consigam manter os dados em dia. A falta de planejamento finalístico é uma constante. Começamos um processo novo em que o governador passou a receber diariamente o relatório do remanejamento da suplementação do Estado, órgão por órgão, pontuou. Magalhães explicou que às vezes as Pastas pressionam para remanejar e não cumprem o produto final. É horrível quando o Tribunal de Contas diz que o Estado não tem planejamento, isso devido à baixa execução de cada instituição. Para que o cumprimento seja bom todo mundo vai passar a contribuir. Tornando isso público e implantando a partir de agora o controle de acompanhamento e avaliação dentro de cada setor. Planeja-se uma coisa e se executa outra, é o que acontece atualmente. Outra previsão da Seplan é que nesta semana o governador baixe o decreto instituindo um outro monitoramento. Cada órgão vai ter sua estrutura de acompanhar e avaliar com metas físicas e financeiras a atingir. O acompanhamento é para cada projeto, e cada setor terá a responsabilidade que será exigida pela Seplan. Isso vai fazer com que o programa evolua, mês a mês, disse o secretário. Além disso, Yênes aproveitou e anunciou que Maggi vai lançar e dar posse, no próximo dia 23, o responsável do programa de desenvolvimento do estado denominado MT + 20. Uma forma a mais de atuação do governo no trabalho incansável de superar as dificuldades de sua gestão. Na ocasião, outras 50 pessoas também serão nomeadas. O governador só me autorizou fazer o MT + 20, desde que não fosse um programa de governo e por isso em nenhum momento traz seu nome. O conselho que será empossado é formado por todos os poderes, pelas federações patronais e elaborais, envolve universidades, OAB, AMM e todos os seguimentos da sociedade para fazer o acompanhamento desse plano, ano a ano, nos próximas duas décadas. No mínimo uma vez por ano, esse grupo terá que se reunir para garantir a visão de futuro. (TR)