Primeira Página
Segunda-feira, 23 de Julho de 2007, 20h:39
A
A
PRÓXIMO PASSO
Bloco lança candidatura de Valtenir
JULIANA SCARDUA
Da Reportagem
O deputado federal Valtenir Pereira deverá formalizar a candidatura à prefeitura de Cuiabá no dia 16 de agosto. Na data, o bloco de esquerda nacional que inclui o partido estará reunido em Cuiabá para definir as diretrizes do grupo para as Eleições 2008. O anúncio integra as articulações para a disputa em todas as Capitais do país. O bloco é formado, além do PSB, pelos partidos PC do B, PDT, PMN, PAN, PHS e PRB. Segundo Valtenir, dirigente do PSB em Mato Grosso, seu nome está à disposição do grupo partidário para a disputa no próximo ano. A provável candidatura foi discutida no final de semana entre Valtenir e o presidente do PDT no Estado, deputado estadual Otaviano Pivetta. Existe a perspectiva de que meu nome seja lançado no dia 16. Se for do gosto das lideranças do bloco, estou pronto, atesta Valtenir. Entre líderes nacionais, o senador Renato Casagrande já tem presença confirmada no congresso. Os partidos ainda articulam a participação do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B) e Ciro Gomes (PSB), entre outras expressões políticas. As articulações do bloco nacional se dão em paralelo às conversações de aliança regional própria rumo às eleições. O grupo local, conhecido pelo rótulo de partidos nanicos, reúne as siglas PSB, PTB, PV, PMN, PRTB, PAN, PTC, PTN. Diálogos vem sendo mantidos com o PRB, PC do B e PSL para o ingresso no conjunto partidário. Na avaliação de Valtenir, a maior arma do grupo na disputa eleitoral será a apresentação de programa consistente para a administração de Cuiabá e outros pólos do Estado. Na Capital, o plano de governo vem sendo discutido desde março.