A partir do dia 26, governo volta ao expediente normal
MARCIA RAQUEL
Da Reportagem
A partir do dia 26 de e fevereiro, o expediente nos órgãos do governo estadual se dará em período integral. Em princípio, o retorno estava previsto para o dia primeiro de março. Desde o dia 6 de novembro de 2006 a maioria dos órgãos mantinha o expediente somente no período da tarde. A medida foi adotada para reduzir gastos. De acordo com informações da Secretaria de Administração (SAD), a antecipação se deu em função do encerramento do horário de verão, no próximo domingo (25) e pelo fato de o dia primeiro de março ser uma quinta-feira. Achamos por bem retornar ao horário normal de atendimento junto com o fim do horário de verão, disse o secretário de Administração, Geraldo de Vitto, por meio da assessoria de imprensa. Em entrevista concedida anteriormente ao Diário, o secretário avaliou que a redução do expediente foi considerada excelente em termos de economia. Segundo dados da Secretaria de Administração, apresentados em janeiro, a economia do período já chegava a 40% nos gastos com telefonia e de 38% nos gastos com água. No entanto, ainda segundo informações da SAD, os órgãos da administração direta e indireta poderão, de acordo com a necessidade, fixar horário de expediente interno e de atendimento ao público, mediante a edição de Portaria Conjunta com a Secretaria de Estado de Administração e a Casa Civil. Ou seja, os órgãos poderão optar realizar expediente interno em um período e atendimento ao público em outro período. A redução do expediente no final do ano passado foi necessária para evitar o déficit no último ano da primeira gestão do governador Blairo Maggi, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impõe ao administrador público a obrigação de manter o equilíbrio nas contas públicas.