NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

POLÍCIA
Sexta-feira, 24 de Junho de 2016, 20h:58

VIOLÊNCIA

Roubos e furtos aumentam 63% em maio

Os roubos e furtos de todo tipo (à mão armada, arrombamentos e outros) aumentaram 63,2% em Cuiabá e Várzea Grande em maio de 2016

Rodivaldo Ribeiro
Da Reportagem
Os roubos e furtos de todo tipo (à mão armada, arrombamentos e outros) aumentaram 63,2% em Cuiabá e Várzea Grande em maio de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado, apontam as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), no site da instituição. Em números totais, foram 13.854 roubos e furtos ocorridos somente no último mês, contra 8.757 no mesmo período de 2015. E o cidadão está cercado por assaltantes e ladrões não só caminhando pelas ruas ou em casa, pois as coisas não melhoram quando o assunto são os roubos e furtos de carros, cujo aumento foi de mais de 18% (num salto de 561 ano passado para 662 carros tomados mediante assalto) no mesmo período comparativo nas duas cidades. A estatística aumenta ainda mais quando a análise é sobre os que foram furtados -- carros levados quando o dono não está presente --, um aumento de 29,37% (foram surrupiados 370 automóveis em maio, contra 286 em 2015). Números que não aliviaram para quem anda de moto, cujos furtos saíram de 283 em maio de 2015 para 324 neste ano, um aumento de 14,48%. A boa notícia é que entre os assaltos (roubo mediante violência) houve queda de 21,25% -- foram 588 crimes desse tipo em maio de 2015 e 463 neste ano. No total geral, os roubos de veículos automotores (independente se de quatro ou duas rodas) aumentaram 5,87% -- ou 101 automotores a mais -- neste maio de 2016. Quando o assunto são os carros, os larápios vem aumentando gradativamente suas operações de furto, foram 275 em 2014, subiram para 286 em 2015 e chegaram aos atuais 370 em 2016. A sensação de insegurança quanto a esse tipo de crime, roubo ou furto do que quer que seja, tem tomado conta da população. “Antes eu me sentia segura em sair de manhã cedo para ir à padaria, agora, não mais. Não aconteceu nada comigo, graças a Deus, mas sempre tem algum vizinho reclamando que saiu e teve a casa roubada ou foi assaltado na rua”, conta dona Maria Firmina, moradora do bairro Santa Isabel. “O carro do meu tio foi levado daqui da porta de casa, enquanto ele visitava a gente. Desceu e não demorou nem meia hora, ninguém esperava que isso fosse acontecer. Mesmo ouvindo falar de roubos, nunca tinha acontecido, pelo menos não com carro”, narra Otávio, morador do bairro Costa Verde, em Várzea Grande, cuja casa já foi arrombada pelo menos umas “cinco vezes”. E para quem perde veículos automotores, a notícia é bastante ruim, pois se o número total de levados em maio é de 1.819, foram recuperados somente 1.269 durante todos os cinco meses (de janeiro a maio) deste 2016. Bens estes pelos quais muito provavelmente as pessoas ainda estão pagando, apesar de não mais os possuir. OUTRO LADO -- O secretário da Sesp, Rogers Elizandro Jarbas, esteve em compromissos oficiais durante toda a tarde de sexta-feira (24) e não conseguiu atender os telefonemas da reportagem para comentar os números.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL