POLÍCIA
Segunda-feira, 19 de Maio de 2008, 20h:19
A
A
RECEPTAÇÃO
Preso homem que conduzia carreta roubada
Com passagens pela polícia, Telmo dirigia uma bi-trem avaliada em R$ 300 mil, com carga de mais R$ 33 mil, enquanto verdadeiro motorista estava em cativeiro
ADILSON ROSA
Da Reportagem
Policiais da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA) prenderam em flagrante Telmo Ives de Andrade, de 58 anos, que conduzia uma carreta roubada, carregada com 49,7 toneladas de soja a granel, carga avaliada em cerca de R$ 33 mil. Só o veículo, uma carreta bi-trem Volvo FH 12, vale cerca de R$ 300 mil. Telmo pode estar envolvido em outros roubos de carretas na região da Grande Cuiabá, pois as características físicas dele são semelhantes com a de ladrões de outros caminhões. A prisão ocorreu no domingo, por volta das 6 horas, na Rodovia dos Imigrantes, durante uma abordagem. Os policiais desconfiaram do motorista e, na checagem das placas, descobriram que era outra pessoa. Conforme os policiais, a carreta tinha sido roubada na noite anterior no Posto São Mateus, onde três homens renderam o caminhoneiro e o levaram para um cativeiro. O caminhoneiro foi libertado cerca de 24 horas depois e procurou a polícia. Segundo o delegado Roberto Amorim, titular da DERRFVA, os policiais investigavam uma série de roubo de carretas e se depararam com essa. Ao ser questionado sobre o veículo e a carga, Telmo caiu em contradição. De imediato, os policiais checaram as placas e localizaram o proprietário, em Lucas do Rio Verde. Além disso, Telmo possui várias passagens pela polícia. Por telefone, o dono da carreta nos informou que o nome do motorista era outro. Então, confirmamos as suspeitas de que se tratava de uma carreta roubada. Faltava, então, localizar o motorista, destacou o delegado. Levado para a delegacia ainda no domingo de manhã, Telmo foi autuado por receptação. O motorista da carreta, no entanto, foi libertado do cativeiro somente por volta das 23 horas do domingo. Ele ficou por cerca de 24 horas sem comer nem beber água. No local, localizado na Rodovia dos Imigrantes, próximo ao trevo com a BR-364, ficaram dois assaltantes armados que, o tempo todo, ameaçavam matá-lo. Conforme o delegado, desde a prisão de Telmo, os integrantes do bando que estavam no cativeiro sabiam que o plano não tinha dado certo. Mesmo assim, continuaram fazendo o caminhoneiro refém. Uma das suspeitas é que tanto a carga como a carreta seria vendida: a soja, na região, e o veículo, na Bolívia. Telmo disse aos policiais não saber se o veículo estava irregular, pois recebeu a ligação de um ex-colega de cela da Cadeia Pública do Carumbé para prestar-lhe um favor. Era para pegar uma carreta na região do Posto São Mateus e levá-la para Várzea Grande. As chaves estavam no contato. Não desconfiei de nada, frisou.