A Gerência de Saúde do Sistema Penitenciário realiza, nos próximos dias 15 e 22 de abril, uma série de palestras sobre a tuberculose, voltada para aqueles que visitam os recuperandos da Penitenciária Central do Estado (PCE). A ação deve beneficiar 644 visitantes esperados para os dois dias. As aulas que ocorrem na PCE fazem parte da programação da campanha de combate à tuberculose que teve início no dia 09 de março, com visitas técnicas nas Unidades de Saúde do município de Cuiabá. A PCE recebe atenção especial da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) pela unidade penal conter a maior população carcerária do sistema, com quase 1,8 mil detentos. A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e parceira da Secretaria Estado de Saúde (SES-MT). Conforme informa a assessoria de imprensa da SES, o Governo vem executando ações que visam atender servidores, população carcerária e familiares que comparecem às visitas na unidade prisional. Mobilização, blitz educativa, palestra para os servidores da Sejudh e atualização sobre manejo clínico para equipes de saúde são alguns exemplos. O objetivo é alertar a população sobre a gravidade da doença quando não tratada corretamente e da importância de se completar o tratamento, evitando a disseminação da doença. As ações são alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no dia 24 de março. A doença, que tem cura definitiva, desde que tratada em tempo e corretamente, é uma das principais preocupações da área de saúde no Estado. (Sejudh)