POLÍCIA
Segunda-feira, 09 de Junho de 2008, 20h:22
A
A
DELINQUÊNCIA
Oito estudantes presos por brigar na rua
Sete menores e um maior, alunos do Médici e do Nilo Povoas, foram conduzidos à delegacia depois de realizarem um ringue na praça Bispo Dom José
Sete menores detidos e um maior preso. Este foi o saldo de uma confusão entre alunos de algumas das principais escolas estaduais de Mato Grosso, a Presidente Médici e o Nilo Povoas, que terminou em pancadaria em plena praça Bispo Dom José, no centro de Cuiabá, ontem de manhã. A situação causou corre-corre e tumulto entre outros estudantes e pedestres que por ali passavam. Pedras foram arremessadas e pessoas que estavam no ponto de ônibus ficaram em estado de choque. Esse povo não quer saber de estudar não. Tinha dois estudantes que estavam sentados esperando o ônibus, daí chegou um bando e começou a dar socos e pontapés, contou revoltada uma mulher que presenciou a ação dos adolescentes. Depois da primeira abordagem, outros estudantes se aglomeraram e começaram também a trocar socos e chutes. A partir daí, a confusão ficou generalizada. Muito nervosa, outra pedestre que estava próxima da briga protestou: aqui não tem prefeito. Aqui não tem governador. Aqui não tem presidente. Vivemos num país sem lei. O Brasil está simplesmente desgovernado, desabafou. A situação só terminou depois da chegada de uma viatura da Polícia Militar. Seis pessoas foram levadas ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do bairro Verdão. O delegado Lindomar Tófoli informou que os setes menores foram encaminhados à Delegacia Especializada do Adolescentes (DEA), onde foram lavrados atos infracionais, e liberados em seguida. Já o estudante maior de idade assinou um termo circunstanciado e também foi liberado. Os comerciantes do entorno da praça Bispo afirmam que depois da desativação do terminal de ônibus que funcionava ali, a praça virou ponto de encontro para brigas e consumo de drogas. De dia são os brigões que ficam se digladiando e de noite, os que usam a praça pra fumar maconha, disse um comerciante que, por questão de segurança, preferiu não se identificar. Hoje, às 9h, o comandante do primeiro batalhão da Polícia Militar, coronel Joelson Metelo da Costa, estará reunido com os diretores dos colégios Presidente Médice, Nilo Póvoas e Cesário Neto. Eles vão discutir as melhores maneiras para se combater as brigas e confusões envolvendo alunos que acontecem pelas ruas do centro da cidade. ARMA Ainda na tarde de ontem, policiais que faziam rondas pelo centro apreenderam um menor de 16 anos, aluno do Colégio Nilo Póvoas, que portava uma arma garrucha calibre 22. Ele foi levado ao Cisc Verdão e encaminhado para a DEA. Apesar de não estar uniformizado, através de averiguação, os policiais constaram que o adolescente era aluno daquela escola.