NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 21 de Junho de 2026

POLÍCIA
Terça-feira, 19 de Agosto de 2014, 20h:54

DESAPARECIMENTO

MPE denuncia PMs por desaparecimento

Três policiais da Polícia Militar terão de responder pelos crimes de sequestro, homicídio e ocultação de cadáver de menor infrator

ADILSON ROSA
Da Reportagem
O Ministério Público Estadual denunciou (acusou formalmente) três policiais militares pelo desaparecimento e assassinato do adolescente Gabriel Nascimento, então, com 16 anos, no dia 26 de dezembro do ano passado no Jardim Universitário, em Cuiabá. São os policiais Edvandro Gonçalves de Queiroz, José Caetano dos Santos Júnior e Alessandro da Silva Oliveira, todos do 1º Batalhão. Os três foram denunciados pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver. A denúncia foi protocolada na 14ª Vara Criminal de Defesa do Adolescente e Idoso da Capital. Conforme o MPE, o garoto estaria envolvido com o roubo de uma motocicleta Honda CB 300, uma pistola 380mm e um celular pertencente ao soldado Evandro. Na tentativa de esclarecer o roubo, foi preso um primo do adolescente que teria roubado os pertences do policial após invasão de condomínio. O primo apontou o adolescente como autor da ação criminosa. O roubo ocorreu no dia 10 de dezembro no Residencial Águas Claras de onde levaram a moto, arma e celular do PM. Somente a moto foi localizada no bairro Portal da Amazônia, em Várzea Grande, quase um mês depois. Desde então, havia uma investigação para localizar os suspeitos. Conforme a denúncia, “no dia 20 de dezembro de 2013, três militares se deslocaram para a região do bairro Pascoal Ramos num Honda Civic prata de um dos PMs onde abordaram e colocaram no carro, um outro primo do adolescente ao qual fizeram várias ameaças e pressão psicológica até que este indicasse quem era a pessoa de Gabriel, que supostamente, seria primo de um dos autores do roubo”. No dia seguinte, dois policias militares invadiram a residência de Renato Villalba, procurando pela motocicleta roubada, porém foram embora, sem nenhum resultado. Em outro trecho, a denúncia cita que “no dia 26, o PM Evandro emprestou um Ford Fiesta de outro policial e na companhia dos outros dois acusados capturaram a vítima Gabriel do Nascimento dando-lhe destino ignorado”. As investigações apontam que até agora o corpo do adolescente não foi encontrado. A denúncia destaca que interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça realizada pela Agência Central de Inteligência da PM constataram que no dia do desaparecimento do garoto os suspeitos utilizaram alguma Estação de Radio Base de celulares próximos ao local do sequestro da vítima. Para complicar a situação dos policiais, o sequestro do garoto foi presenciado por dois amigos dele que descreveram o momento em que “o trio se identificou como policiais civis, com apenas um encapuzado, mandaram todos colocarem as mãos na cabeça. Abaixando-as, entretanto, Gabriel, ao se identificar, foi imobilizado e conduzido ao interior do veículo Ford Fiesta tomando rumo ignorado”, frisa a denúncia.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL