POLÍCIA
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009, 21h:03
A
A
RESSOCIALIZAÇÃO
Mil detentos têm matrícula em cursos de alfabetização
Começa no dia 2 de março as aulas nas unidades prisionais do Estado. Quase mil reeducandos estão matriculados nos cursos de alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA) - de 1ª a 4ª e de 5ª a 8ª séries - e Ensino Médio em seis unidades: Cadeia Pública de Várzea Grande, Penitenciária Central do Estado, Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, Centro de Ressocialização de Cuiabá, Penitenciária da Mata Grande e Colônia Penal Agrícola das Palmeiras. Com intuito de elaborar o planejamento educacional para o ano letivo no sistema prisional, a Escola Nova Chance está realizando a 1ª Semana Pedagógica. O evento reúne 35 professores e coordenadores pedagógicos das unidades prisionais de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger. Até o próximo dia 13, os profissionais participam de palestras com psicólogos e diretores das cadeias e presídios do Estado na sede da Fundação Nova Chance, no bairro Boa Esperança, na Capital. Para a professora e coordenadora pedagógica do Centro de Ressocialização de Cuiabá, Alvair Maria Barbosa, o encontro proporciona aos educadores conhecimento de como se comportar nas unidades prisionais, como ministrar as aulas de forma a estimular os reeducandos, além de alertar os professores em relação à atenção quanto às necessidades dos reeducandos. A semana é um momento de estudo, de rever conceitos, completa Alvair. Segundo a diretora da Escola Nova Chance, Daisy Antonello, a educação é uma forma de reduzir a violência e todos os professores que ingressaram no sistema prisional acreditam nesse processo de ressocializar. O evento, que teve início no último dia 9, segue até dia 20, quando serão finalizados os procedimentos a serem adotados para educação nas prisões no primeiro semestre deste ano. Durante o recesso, no mês de julho, os professores farão uma avaliação das atividades desempenhadas para analisar as medidas que serão adotadas no segundo semestre, disse a diretora da Nova Chance.