NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 21 de Junho de 2026

POLÍCIA
Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2007, 20h:00

GENTE QUALIFICADA

Ladrões ficam cada vez mais eficientes

A polícia descobriu que o bando usava uma central telefônica, para efetuar roubos; e se valia de documentos falsos, para aplicar golpes

ADILSON ROSA
Da Reportagem
Ao prender três pessoas ontem, a Polícia conseguiu desarticular um esquema de roubo de picapes importadas na Grande Cuiabá, que usava até uma central telefônica no agenciamento de crimes, tanto para contatar ladrões, quanto na comunicação com os receptadores dos veículos roubados. O bando também diversificava os crimes. Com eles, foram apreendidos dezenas de documentos falsos usados para aplicar golpes no comércio da Capital. Pelo esquema, estão presos Claudemiro Alves, de 26, Nelson Brandão, de 24 , Andressa Andrade, de 27 e Clarice Andrade Pinheiro, de 25. O primeiro a ser preso foi Claudemiro Alves, que pilotava uma hilux ontem de madrugada na BR 163. O veículo fora roubado anteontem, na avenida Rubens de Mendonça, por volta das 22h30mn, por outro integrante do bando que rendeu uma funcionária do Tribunal de Justiça (TJ). Levada como refém, a dona da hilux foi posteriormente abandonada na BR 163. Ela acionou policiais militares que, após serem informados do local onde o veículo fora deixado, conseguiram se aproximar da hilux, a cerca de 20 quilômetros do trevo do Lagarto. Quando ficaram próximos do carro, os PM miraram nos pneus e atiraram, acertando um deles, o que obrigou o assaltante a deter o veículo. Com Claudemiro, os militares apreenderam um revólver calibre 38. “Assim que obtivemos a informação do roubo do veículo, fizemos uma ação de bloqueio nas rodovias, nos trechos de Cuiabá a Nobres, Barra do Bugres até Porto Estrela, Cuiabá a Cáceres, além da saída de Rondonópolis. Ao receber a informação da localização da vítima, então demarcamos o trecho onde a picape estaria e obtivemos êxito”, informou o comandante-adjunto do Comando Regional I, coronel Pery Taborelli. “Foi um trabalho conjunto com a PRF e a Polícia Civil”. Ao ser preso, Claudemiro apontou os demais cúmplices envolvidos, possibilitando aos policiais prenderem Nelson e as duas mulheres que estavam hospedados num hotel do Jardim Glória, em Várzea Grande. Os três, então, revelaram os esquemas adicionais de falsificação de documentos e o uso de uma central telefônica. A hilux foi roubada anteontem, por volta das 22 horas, na avenida Rubens de Mendonça. Conforme relato do comandante, o bando é tão organizado que o homem que roubou a picape a entregou para Claudemiro num posto de combustível, e este, por sua vez, deixaria a camionete próximo da fazenda São João. De lá, outro ladrão cortaria caminho pelo assentamento Durcelina Folador, passando por uma estrada de chão e saindo na BR num ponto após do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no quilômetro 120. Sem a fiscalização da PRF, os criminosos teriam facilidade em levar a hilux e atravessar a fronteira revendendo-a em dólares ou trocando-a por cocaína. “Esse trabalho conjunto entre as polícias vai reduzir, com certeza, os roubos de picapes”, observou o coronel.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL