POLÍCIA
Sexta-feira, 22 de Julho de 2016, 19h:59
A
A
COMPORTAMENTO
Homem preso por atear fogo em casa se mata na delegacia
Rodivaldo Ribeiro
Da Reportagem
Vanderlei Antônio de Lira, 40 anos, tentava superar o fim de seu casamento há algumas semanas. Cometeu, nesse período, pelo menos três atos de puro desvario até que na tarde de quinta-feira (21) foi ao extremo: tentou atear fogo na própria casa onde vivia com a esposa, no bairro Jardim Aeroporto, e foi preso por isso. Levado à Central de Flagrantes, uma delegacia de Várzea Grande, decidiu por fim à agonia de maneira extremada ao enforcar-se dentro da cela. Segundo informações dos vizinhos do casal, Vanderlei e a então mulher atravessavam uma fase conturbada no relacionamento, as brigas eram constantes e os pedidos de separação da parte da esposa também, pois, declarou ela durante o registro do boletim de ocorrência, o companheiro começara a ameaçá-la quando os desentendimentos se agravaram. Como em seu último dia de vida ele estava descontrolado, ela resolveu chamar a Polícia Militar, porque o homem com quem vivia cortara a mangueira do botijão de gás no meio de mais uma das muitas discussões. O desacordo durava horas antes disso. Como não conseguia se entender com a mulher, Vanderlei decidiu ir para o quarto tentar se matar usando um fio de luz pendurado ao madeiramento do teto da casa. Só não chegou ao intento porque o fio se partiu, ele caiu ao chão e, orgulho ferido, rumou então do quarto para a cozinha, onde tentou iniciar o incêndio. Foi quando a Polícia Militar invadiu a residência, o imobilizou e levou à delegacia. Era perto das 15h. Frente ao delegado, contou sua versão dos fatos e foi conduzido até uma cela. A essa altura, já era por volta das 18h. Lá dentro, fez uma pequena corda com suas roupas, produziu um laço de forca, atou à grade da cela, apertou o nó e soltou o corpo, à espera do fim. Deixou de respirar por volta das 18h. O silêncio pleno de seu corpo despertou a atenção dos policiais, que já o encontraram imóvel, sem vida, a cabeça a pender para o lado. Restou aos agentes chamarem o Instituto Médico Legal, que liberou o corpo para cerimônias fúnebres na sexta-feira (22). Até a tarde desse dia, ninguém havia ainda reclamado seu corpo. A esposa passa bem.