A cada dois dias e meio, a polícia apreende uma arma com um adolescente no ano passado, na Grande Cuiabá. Foram 158 armas sendo a maior parte de revólveres de diversos calibres que estava com garotos infratores na faixa etária de 13 a 17 anos. Na Capital foram 66 armas retiradas de circulação, mas o que chamou a atenção é que em Várzea Grande o número foi maior 92 armas. São adolescentes que se preparavam para praticar algum assalto ou assassinato, mas alegaram estar com um revólver na cintura apenas para se proteger de ameaças feitas por gangues de bairros vizinhos. Uma pequena parte estava com infratores presos durante assaltos. Embora o número seja grande, ainda é pequeno em relação ao total. Foram cerca de 1.500 armas apreendidas no ano passado e os adolescentes representam menos de 10% do total. Esse número já chegou a 35% em anos anteriores. Para o delegado Adalberto Antônio de Oliveira, houve uma diminuição de apreensões com infratores se comparado com 2007. (AR)