NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

POLÍCIA
Terça-feira, 08 de Dezembro de 2015, 20h:31

SANGRENTO

Cinco mortes violentas marcam feriado

Feriado prolongado teve saldo trágico na Grande Cuiabá com pessoas baleadas a esmo, menina de 13 anos executada e mortes no trânsito

RODIVALDO RIBEIRO
Da Reportagem
A Grande Cuiabá teve um feriado prolongado, mas a violência não deu descanso às forças de segurança entre as pouco mais de 72 horas que separaram o sábado (5) e a madrugada de terça-feira (8), ainda considerada como noite de segunda (7), pra quando o folguedo foi antecipado. Nesse intervalo, tomou corpo um roteiro de filme de horror que incluiu o assassinato de uma menina de 13 anos -- filha de um presidiário --, uma moça baleada durante um assalto enquanto passeava na garupa da moto do noivo, um automóvel Ford Fiesta que passa atirando a esmo nas pessoas, deixando três vítimas feridas e, por fim, três outras mortes derivadas de nosso trânsito violento, todas ocorridas no sábado, primeiro dia do fim de semana sanguinolento. No caso mais recente, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Judiciária Civil (PJC) investiga as motivações da execução de uma menina de apenas 13 anos, assassinada com no mínimo três tiros na alta noite de segunda-feira (7), no bairro São Simão, em Várzea Grande. Segundo o pouco conseguido até agora pelos investigadores, a menina é filha de um suposto traficante, preso exatamente pelo crime de vender drogas consideradas ilícitas pela legislação brasileira. Sem divulgar o nome, os policiais ouviram de testemunhas que a menina caminhava pela rua de seu bairro quando sentiu as fustigadas em seu tórax e barriga, indo ao chão logo em seguida. Foram essas testemunhas quem contaram também sobre o pai da menina e sobre como ela e a irmã vinham recebendo ameaças de supostos desafetos dele. Ninguém foi preso ainda. BALEADA - Um pouco mais cedo, na mesma noite de segunda, a vítima foi outra jovem, identificada como Josilaine Santos da Silva, 21 anos. Ela acabou levando um tiro enquanto sentada na garupa da moto do noivo, perto de uma casa de shows no bairro Serra Dourada, na mesma Várzea Grande. De repente, o casal se assustou porque um homem pulou na frente deles, saindo do mato armado e exigindo a entrega da moto. O primeiro instinto do futuro marido de Josilaine foi tirar ambos da presença da arma, já que a moto estava em movimento. Ele resolveu, então, acelerar pra escapar dali, mas o bandido não teve a mínima consideração e atirou, derrubando a vítima da garupa. Felizmente, já longe o suficiente, pois, com muito esforço, ela conseguiu se segurar, porque o assaltante havia atingido seu braço. Desesperado, o próprio noivo pediu o socorro de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)e da Polícia Militar. Os primeiros socorros foram prestados ali mesmo, alguns metros distante de onde o bandido atirou no casal. A PM o procurou, mas esse também ainda não foi localizado. “JUSTICEIROS”? – Por fim, entre o domingo (6) e a madrugada de segunda-feira (7), três pessoas foram vítimas de tentativa de assassinato à bala. Uma delas, um adolescente de 14 anos. Todos baleados por homens não identificados que passaram atirando de dentro de um Ford Fiesta prata. O primeiro caso é o de A.S.F., 21 anos, encontrado pela PM caído na rua Cáceres, no bairro Mapim, com perfurações de bala no tórax e levado ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande. Segundo contou a própria vítima, ele tem passagem por roubo e tentativa de homicídio, mas estava por ali apenas “para comprar maconha”. O Fiesta chegou perto e ele só sentiu os tiros em seu corpo. Já no bairro Mangabeira, na mesma Várzea Grande, R.S.C., 46 anos, e o adolescente J.V.F.A., 14, caminhavam pela rua principal do Residencial Pedro Henrique Celestino quando o que parece ser o mesmo Fiesta prata passou e vários tiros foram disparados de dentro dele na direção dos dois. O adolescente foi atingido na perna esquerda; o homem, no tórax. Os dois foram socorridos e passam bem. TRÂNSITO – Tudo começou no feriado sanguinolento no sábado (5), com vários acidentes de trânsito que aconteceram em Cuiabá e Várzea Grande, três com vítimas fatais. O primeiro ocorreu na avenida Alzira Santana, região do Pronto-Socorro Municipal da Cidade Industrial, e vitimou um ex-policial militar, atropelado por um Volkswagen Fox conduzido por uma mulher não identificada naquele momento, pois ela fugiu sem prestar qualquer socorro. O homem no qual ela bateu não resistiu e morreu ali mesmo. A motorista só apareceu na Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) na manhã desta terça-feira (8), dizendo que não estava bêbada e só deixou um homem agonizando pra trás porque estava “com medo de ser agredida pelos familiares” daquele que ela acabou matando. Inadvertidamente ou não. Outro acidente tomou corpo perto do residencial José Carlos Guimarães, na mesma Várzea Grande, na mesma noite de sábado. Lá, o autor do acidente tentou e não conseguiu fugir e constatou-se: estava bêbado. Trata-se de um homem identificado apenas pelas iniciais J.C.A., de 37 anos. O acidente provocado por ele matou o motociclista M.S.S., de 36 anos. Eram perto de 20h daquela noite, e J.C.A. conduzia um Fiat Palio preto e tentou fazer um contorno ilegal perto da entrada do residencial. Bateu de frente com o motociclista, que vinha em sua mão correta, no sentido contrário. Como a primeira motorista, fugiu na mesma hora sem nem olhar pra trás, mas policiais militares foram acionados por quem presenciou o acidente e ele, totalmente embriagado, foi preso em flagrante. A outra vítima fatal perdeu sua vida em Cuiabá, no bairro Alvorada, depois de acertar com violência sua moto em um poste. Pelo que se sabe até agora, um homem perdeu o controle da moto por si mesmo, bateu, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL