POLÍCIA
Sexta-feira, 26 de Setembro de 2008, 20h:49
A
A
NARCOTRÁFICO
Cabo da PM é preso com pasta de cocaína
Militar aposentado, Nilson Corrêa foi flagrado com a droga e apetrechos utilizados da fabricação de papelotes, em uma casa no Jardim Itapajé
ADILSON ROSA
Da Reportagem
O cabo PM aposentado Nilson Pires Corrêa, de 40 anos, foi preso em flagrante ontem de madrugada acusado de tráfico de drogas. Com ele, policiais militares apreenderam nove trouxinhas de pasta-base de cocaína, além de vários apetrechos usados para a confecção das trouxinhas tesoura, barbantes e pedaços de sacolas plásticas e uma balança de precisão. A prisão ocorreu por volta da 1 hora, numa casa do Jardim Itapajé, em Cuiabá, após policiais militares do 9º Batalhão receberem uma denúncia anônima. Ao chegar a casa, os PMs flagraram o cabo com a droga escondida na cozinha. De lá, ele foi levado para a Delegacia do Complexo do Coxipó, onde foi autuado por tráfico de drogas. Os policiais explicaram que receberam várias denúncias de tráfico praticado pelo militar, mas nunca foi possível encontrar drogas na casa, considerada por vizinhos como uma movimentada boca-de-fumo, principalmente no período noturno. No início da madrugada, os policiais foram até a casa e se depararam com o cabo aposentado, que tentou se livrar da droga, mas os PMs perceberam a manobra e apreenderam as trouxinhas enroladas numa sacola plástica. Os apetrechos estavam num prato que continha resquícios de cocaína. Segundo o delegado plantonista Marco Antônio Fonseca, embora os policiais tenham apreendido somente nove trouxinhas de droga, o que é levando em conta é a intenção do suspeito. Nem sempre o tráfico de drogas é caracterizado pela quantidade, mas pelas circunstâncias, explicou. Segundo o comandante do Comando Regional I, coronel Osmar Lino Farias, que esteve na delegacia, a intensificação do combate ao tráfico de drogas está chegando até a própria corporação. Esse policial (Nilson) estava sendo investigado há algum tempo, pois foram inúmeras queixas contra ele de tráfico de drogas, explicou. Conforme coronel Farias, todos os militares envolvidos com o tráfico serão presos, pois uma das prioridades é o combate ao tráfico de drogas na Capital. Trata-se de um policial que estava aposentado e aproveitava o tempo disponível para ações criminosas. A farsa, agora, acabou, frisou. O cabo Nilson Pires estava aposentado compulsoriamente pela corporação. Conforme a assessoria da Polícia Militar, ele tinha dependência química e, embora tenha feito vários tratamentos contra o alcoolismo, não conseguiu vencer o vício. A partir daí, foi colocado na reserva. O comandante do Comando Regional I acrescentou que será tomada uma medida administrativa através da Corregedoria Geral da Polícia Militar que irá abrir um inquérito policial militar. Autuado em flagrante, o cabo PM será levado para o Cadeião de Santo Antônio de Leverger, onde funciona um presídio militar.