POLÍCIA
Quarta-feira, 24 de Março de 2010, 21h:15
A
A
VIOLÊNCIA
Assalto com refém acaba em 2 mortos
Dois assaltantes, um deles de 15 anos, foram atingidos por PMs ao tentar fugir do local do crime, depois de prender 7 pessoas numa casa em VG
ADILSON ROSA
Da Reportagem
Dois assaltantes morreram em um tiroteio com policiais militares depois de tentar assaltar uma residência fazendo sete pessoas reféns em Várzea Grande, ontem de madrugada. Na ação, outros dois bandidos se entregaram. O confronto ocorreu por volta da meia-noite e meia, na casa do ex-candidato a governador do Estado, Sebastião Matrinchã (PSB), localizada na rua tenente Bernardo Marcoski, no bairro Água Limpa. Os bandidos mortos no confronto foram o adolescente Guilherme Andrade Moreira da Silva, de 15 anos, e Wilkeer Mcclelain Martins Pereira Tarques, de 21 - ambos estavam armados com revólveres calibre 38. Os acusados Higor Diego da Silva, de 20, e Hebenezer Venício de Oliveira, de 18, se entregaram à polícia. Segundo os policiais, os quatro assaltantes invadiram a casa onde renderam sete pessoas. Vizinhos perceberam a movimentação e acionaram a PM. A primeira viatura que passou em frente foi atendida pela proprietária, que caminhou até a calçada e negou qualquer anormalidade. Como ela estava muito nervosa, os policiais desconfiaram que havia ladrões na casa. A mulher entrou para a residência e os PMs solicitaram reforços. Os ladrões, então correram para outra casa levando um dos reféns, uma estudante de Direito que havia acabado de chegar da faculdade. Um dos bandidos fingiu ser namorado da moça e eles tentaram se esconder na casa vizinha. Entre a entrada dos bandidos na casa, as negociações e o confronto, toda ação durou cerca de quatro horas e meia. Um morador que estava do lado de fora confirmou a invasão para os policiais, mas informou que tinha mais duas pessoas na casa. O dono da segunda casa ligou para o celular do sobrinho, que estava dormindo no quarto. O rapaz atendeu e disse estar tudo bem. Assim que localizaram os ladrões, dois deles - o adolescente e Wilkeer - atiraram contra os militares, que revidaram com suas armas de grosso calibre. Os dois ladrões chegaram a ser levados ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, localizado há duas quadras, mas morreram no box de emergência. Diante do fogo cruzado, os demais integrantes do bando resolveram se entregaram. Hebenezer se deitou no chão e começou a gritar dizendo que se entregava. Higor tentou enganar os policiais se passando por namorado da vítima, mas o próprio cúmplice o denunciou. Nesse ínterim, os moradores da casa conseguiram sair do quarto onde estavam trancados. Entre os reféns estava uma menina de 9 anos. Com os ladrões, os policiais apreenderam várias jóias roubadas e levadas para a casa ao lado. De lá, os dois assaltantes foram levados para a Delegacia do Complexo do Parque do Lago e autuados em flagrante por roubo. Os policiais não souberam informar se a dupla tinha antecedente. Os que morreram tinham. O Wilkeer já tinha passagens pela polícia e o adolescente também, sendo este por roubo e furtos ocorridos no ano passado, explicou um policial.