A pior inundação no leste dos Estados Unidos em décadas, provocada por vários dias de intensas chuvas torrenciais, matou ao menos nove pessoas e forçou a retirada de milhares de americanos de suas residências. ESTRADAS Com estradas destruídas e o nível da água subindo, autoridades declararam estado de emergência ontem em várias partes dos Estados de Nova Jersey, Nova York e da Pensilvânia. Mais de 200 mil pessoas de Wilkes-Barre, na Pensilvânia, e de áreas vizinhas receberam a ordem de deixar suas casas ontem, quando o rio Susquehanna elevou-se a um nível perigoso, informou uma autoridade local. Autoridades distritais adotaram a medida como precaução à medida que o rio se aproximou dos 12,4 metros, nível que põe em risco o sistema de controle de enchentes. HELICÓPTEROS A Guarda Costeira dos EUA utilizou helicópteros para resgatar mais de 70 pessoas que ficaram ilhadas nos telhados de imóveis da cidade de Wilkes-Barre, que não via um caso de emergência similar desde 1972, quando uma tempestade tropical varreu a região matando seis pessoas e destruindo ou danificando milhares de casas.