NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

MUNDO
Terça-feira, 06 de Setembro de 2011, 19h:53

11/9

Local deixará de ser chamado de 'marco zero'

As pessoas deveriam parar de chamar o local dos ataques de 11 de Setembro de 2001 em Nova York de "marco zero", disse ontem o prefeito Michael Bloomberg, que pediu aos norte-americanos para deixarem no passado um termo diretamente ligado à destruição das torres gêmeas do World Trade Center. "Nós nunca esqueceremos a devastação da área que passou a ser conhecida como marco zero. Nunca. Mas chegou a hora de chamar esses 16 acres (6,5 hectares) do que eles são: o World Trade Center e o Museu Memorial Nacional do 11 de Setembro", disse Bloomberg em discurso sobre a reconstrução da região atingida em Manhattan. O termo "marco zero" surgiu originalmente para descrever o local de uma explosão nuclear e depois passou a ser usado para designar o local de algum acontecimento violento ou dramático. Moradores de Nova York passaram a chamar o local das torres gêmeas de "marco zero" pouco após o atentado suicida que destruiu os dois edifícios com aviões sequestrados, matando cerca de 3.000 pessoas. Por alguns anos o local também foi conhecido como "o buraco", porque as obras de construção do novo World Trade Center estavam paradas, deixando uma enorme cratera aberta no chão. Mas hoje a obra está ativamente em andamento, com dois dos quatro arranha-céus projetados em construção e uma praça em homenagem às vítimas prevista para ser inaugurada antes do marco de dez anos dos ataques. "O renascimento e a revitalização de Manhattan serão lembrados como uma das maiores histórias de volta por cima da história americana", disse Bloomberg.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL