O presidente eleito de Honduras, Porfírio 'Pepe' Lobo tomou posse ontem. Seu primeiro ato como presidente foi sancionar uma lei aprovada ontem de madrugada pelo novo Congresso que anistia crimes políticos cometidos por envolvidos no golpe de Estado que derrubou o ex-presidente Manuel Zelaya. "A anistia se refere unicamente a crimes políticos", disse Lobo. O novo presidente prometeu conceder um salvo-conduto a Zelaya e acompanhá-lo, junto do presidente dominicano Leonel Fernández, até o aeroporto de Tegucigalpa. "Acabamos de sair da pior crise política da nossa história democrática, mas pudemos evitar os perigos que afrontavam nossa nação", disse Lobo em seu discurso de posse. A cerimônia aconteceu no Estádio Nacional de Tegucigalpa. Após jurar a Constituição, Lobo foi empossado pelo presidente do Congresso, Juan Orlando Hernández. Roberto Micheletti, que presidia o país desde o golpe, não participou da entrega da faixa. AMORIM O chanceler Celso Amorim coloca condições para estabelecer quais serão as relações que o Brasil irá manter com o novo governo de Honduras e acredita que a decisão do Brasil de hospedar Manuel Zelaya na embaixada do País na América Central evitou uma onde violência ainda maior. Ontem, Zelaya deixou a embaixada, mais de seis meses depois de ser deposto.