O primeiro vice-presidente do Afeganistão, o general Abdul Rashid Dustom, saiu ileso ontem de um ataque no qual pelo menos oito supostos insurgentes morreram no noroeste do país, onde o político e militar supervisiona há dias operações contra os talibãs. O ataque aconteceu durante a manhã no distrito de Ghormach, na província de Faryab, quando Dustom retornava da região após comprovar o desenvolvimento das operações, disse o porta-voz provincial da Polícia, Sayed Masood Yaqubi. "O vice-presidente e seus acompanhantes escaparam ilesos", depois que o veículo no qual viajavam foi atingido por vários tiros, afirmou o porta-voz. Yaqubi garantiu que pelo menos oito insurgentes morreram, um deles de nacionalidade paquistanesa, e 13 foram detidos, após as forças de segurança que acompanhavam o político responderem ao ataque. O incidente ocorreu depois que Dustom afirmou que as tropas afegãs abateram um general da inteligência paquistanesa em um combate contra talibãs na província de Faryab.