Seis soldados norte-americanos foram mortos em emboscada à patrulha terrestre nas montanhas do leste do Afeganistão, segundo informações de fontes oficiais fornecidas ontem. O ataque, o mais letal contra as forças americanas neste ano, tornou 2007 o ano com maior número de mortos desde a invasão do país, segundo a agência Associated Press. As tropas voltavam, no início da noite de sexta, de um encontro com líderes tribais na província de Nuristan quando foram atacados por militantes com granadas lançadas por foguetes e tiros, declarou o tenente coronel David Accetta. "Eles foram atacados pelos inimigos localizados em diversos pontos simultaneamente", afirmou Accetta, porta-voz da Força de Assistência à Segurança Internacional da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). "Esta foi uma emboscada complexa". As seis mortes elevam o número de militares mortos no Afeganistão a pelo menos 101 este ano, de acordo com levantamento da AP. Este total torna 2007 o ano com maior número de mortes de norte-americanos desde a invasão de 2001. A guerra iniciada para combater os grupos insurgentes do Taliban e da Al Qaeda após os ataques terroristas de 11 de setembro, mas que desencadeou uma campanha sangrenta de repressão aos insurgentes. As altas taxas de mortandade espelham a situação do Iraque, onde as mortes de militares norte-americanos passaram de 850 neste mês, um alto recorde desde a invasão, em 2003.