MUNDO
Sábado, 08 de Dezembro de 2007, 11h:10
A
A
COOPERAÇÃO
Começa cúpula entre UE e África
Oitenta países da União Européia (UE) e da África iniciaram ontem uma cúpula em Lisboa - a primeira em sete anos -, na qual tentarão introduzir uma forma de relação baseada na cooperação mútua, e não em ajudas. "Hoje (ontem) será a data de nascimento de uma nova fase de cooperação: vamos enterrar o princípio doador-receptor", afirmou o ministro de Assuntos Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn. "Vamos colaborar não apenas para o alcance do desenvolvimento, mas também em política energética e em assuntos internacionais", disse Asselborn. A cúpula, no entanto, está sendo marcada pela presença do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, cujo regime é acusado de violar os direitos humanos e que, ao confirmar sua participação, motivou a ausência do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown. "Vamos iniciar uma mudança de natureza nas relações entre a UE e a África", afirmou o comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, sobre o encontro. "Será fortalecida a relação entre a UE e a África", disse, por sua vez, a secretária de Estado do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional, Valerie Amos, que preside a delegação britânica e não fazer comentários a respeito de Mugabe. Anteontem, o presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo da UE), José Manuel Durão Barroso, já havia afirmado que a presença de Mugabe se tornara um dos temas mais polêmicos da cúpula.