MUNDO
Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010, 19h:57
A
A
BRASIL E EUA
Acordo aprimorará segurança em aeroportos
O tema da segurança aérea ganhou força nos Estados Unidos após a tentativa de atentado por um jovem nigeriano que pegou um voo entre Amsterdã e Detroit
DANILO MACEDO
Da Agência Brasil Brasília
Um acordo firmado entre autoridades do Brasil e dos Estados Unidos deve aprimorar a segurança aérea internacional nas medidas de controle em aeroportos. O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e a secretária de Segurança Interna norte-americana, Janet Napolitano, assinaram o documento na presença de representantes da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da agência para a Segurança do Transporte Aéreo (TSA). As informações são da BBC Brasil. Pelo acordo, a colaboração entre os dois países deverá ser fortalecida em áreas como desenvolvimento de novas práticas de monitoramento, teste de equipamentos de segurança e capacitação de profissionais. "De maneira conjunta, a comunidade internacional está criando uma base para a segurança internacional do século 21, que deixará o tráfego aéreo mais seguro do que nunca", disse a secretária. Estou ansiosa para trabalhar mais de perto com meus colegas brasileiros para dar continuidade ao nosso trabalho conjunto para proteger melhor o sistema aéreo internacional. Janet elogiou o apoio brasileiro ao projeto da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, na sigla em inglês) que determina novos parâmetros para evitar ataques terroristas em aviões. SEGURANÇA AÉREA O tema da segurança aérea ganhou força nos Estados Unidos após a tentativa de atentado de 25 de dezembro de 2009, por um jovem nigeriano que pegou um voo entre Amsterdã e Detroit. Após o atentado frustrado, os Estados Unidos promoveram cinco reuniões internacionais para melhorar a segurança aérea. No Brasil, o assunto é tratado como prioridade depois de casos recentes envolvendo aeronaves. PRESIDÊNCIA O Brasil assume hoje, em Santiago do Chile, a presidência rotativa do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) para o período 2010/2011. Criado em 2003 pelo Mercosul, o conselho é um fórum de diálogo, consulta e harmonização das ações dos ministérios da Agricultura do Brasil, da Argentina, do Paraguai, Uruguai, Chile e da Bolívia. O convite para assumir a presidência do CAS foi feito ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, no dia 18 de agosto, pela secretária do conselho, Alejandra Sarquis, em reunião em Brasília. O trabalho é voltado ao desenvolvimento sustentável dos setores agropecuário, florestal e pesqueiro, tendo uma preocupação especial com a sanidade animal e vegetal na região. ASSUME Rossi assume a presidência do CAS, em nome do governo brasileiro, na 19ª reunião ordinária do órgão. A reunião se estende até a próxima sexta-feira. Segundo ele, um dos principais objetivos comuns dos seis países que integram o órgão é a erradicação da febre aftosa no continente, um dos principais entraves para a expansão de suas exportações de carne bovina.