ILUSTRADO
Sexta-feira, 11 de Novembro de 2011, 19h:40
A
A
ARQUITETURA
Visitantes convidados a projetar
Com o tema Arquitetura Para Todos, Construindo Cidadania, a mostra, em sua nona edição, abre espaço para que o público crie seus projetos
A Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que prossegue até dezembro, quer aproximar o público da arte e da técnica de organizar espaços urbanos e criar ambientes. Com o tema Arquitetura Para Todos, Construindo Cidadania, a mostra, em sua nona edição, abre espaço para que os visitantes criem seus próprios projetos arquitetônicos e os coloquem em exposição na bienal. Durante o período da bienal, as pessoas vão poder fazer projetos, que vão sendo expostos na própria mostra. É uma maneira de dialogar, é uma exposição dinâmica. As pessoas vão poder vir, fazer o desenho da sua casa, ou da cidade, e isso vai passar a ser exposto, diz o curador Valter Caldana. Os visitantes são convidados a construir uma cidade fictícia, em um espaço de 27 metros quadrados (m²), com 200 mil peças do brinquedo Lego. Em volta da maquete, são projetadas imagens ao vivo da cidade de São Paulo, de outras cidades do mundo e da própria montagem. Queremos que as pessoas entendam o mecanismo de construção de uma cidade, ressalta o curador. De acordo com Caldana, a mostra propõe que as pessoas decidam manter ou reconstruir prédios, pontes e demais estruturas da cidade, fazendo com que elas reflitam sobre os impactos positivos e negativos após cada intervenção. O curador destaca que a exposição pretende mostrar às pessoas o quanto a vida delas está imersa na arquitetura. Queremos que as pessoas percebam que hoje elas já pensam em arquitetura e urbanismo o tempo todo, mesmo que não saibam disso. A hora em que você discute o trânsito, discute o seu apartamento, a hora em que você discute o seu local de trabalho, tudo isso é debate sobre arquitetura. Um dos destaque da bienal, a exposição Copenhague, Como Se Faz uma Cidade Habitável traz projetos de desenvolvimento urbano da cidade nos últimos dez anos. Os projetos mostram como o trabalho conjunto, envolvendo a população, os políticos, planejadores urbanos da prefeitura e os arquitetos e engenheiros dos escritórios particulares, pode construir uma cidade sustentável. Um dos projetos - em maquete - da exposição dinamarquesa é de uma pista de esqui erguida sobre a usina de tratamento de lixo de Copenhague. O trabalho integra a parte recreativa da cidade com a produção de energia. É um projeto que ilustra bem essa ideia de usar novas abordagens para criar novos prédios, nova arquitetura para criar edifícios sustentáveis, mas para se integrar com os espaços urbanos, explica o arquiteto Gustavo Ribeiro, do Centro Dinamarquês de Arquitetura. Prevista para estar construída até 2016, a pista de esqui, que também é a cobertura da usina, tem diferentes níveis de dificuldade e mais de 100 metros de altura. A Bienal de São Paulo tem projetos e arquitetos de mais de 20 países. Além de exposições, a mostra inclui palestras, oficinas, seminários técnicos, debates e o festival Cinema e Arquitetura. A exposição vai até o dia 4 de dezembro e está instalada na Oca, no Parque Ibirapuera. O site é www.nonabia.com.br. (Agência Brasil)