NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Terça-feira, 08 de Dezembro de 2009, 22h:37

OSU

Último concerto do ano

A Orquestra Sinfônica da UFMT faz sua última apresentação amanhã e traz convidados especiais. Espetáculo começa às 20:30. Ingresso é 1 quilo de alimento não perecível

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) encerra a temporada 2009 com um concerto em homenagem aos 39 anos da universidade, amanhã (10), às 20h30, no Teatro Universitário. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. Sob a regência do maestro Fabrício Carvalho, o repertório do concerto inclui as peças: Finlândia, de Jean Sibelius; Andalucia, de Ernesto Lecuona; Sanctuary of the Heart, de Albert Ketelbey; Cavatina, da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachinno Rossini; Batuque, da Suíte “O Reisado do Pastoreio”, de Oscar Lorenzo Fernandez; e Suíte Carmem, de Geoges Bizet. O espetáculo contará com a participação dos solistas André Vilani e Helen Luce Campos e do grupo de percussão em lata, do Instituto Mandala. Mestre em Educação, a solista Helen Luce Campos Sanches é especialista em Semiótica e Aperfeiçoamento em Música Brasileira. Já atuou como solista nas Universidades Federais de Mato Grosso (UFMT), de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de Goiás (UFG), e como preparadora vocal dos corais universitários da UFMT e UFMS. Preparador vocal do Coro da UFMT, André Vilani fez o papel de “Monostatos” na ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, em outubro de 2006, em Cuiabá. Como integrante do grupo vocal masculino “Alma de Gato”, canta músicas populares brasileiras consagradas. Fez a trilha sonora dos espetáculos Auto da Paixão e Auto de Natal, em 2007 e 2008, com o diretor Flávio Ferreira. Atualmente é regente do Coro Cantorum, coro da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e Coro de seminaristas Dom Aquino Correia. Grupo de percussão em lata, vinculado ao Instituto das Culturas Alternativas Mandala, é uma organização não governamental criado em 2005 e tem o objetivo de mudar a realidade de crianças, jovens e adultos por meio da música, da arte e novas tecnologias. Já ministrou oficinas de percussão e reciclagem para mais de 1.500 pessoas. Regência - Mestre em Música, Fabrício Carvalho já dirigiu importantes orquestras brasileiras como a Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a SESI Minas (MG) e a Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro (RJ). Dirigiu, em 2006, a primeira ópera realizada em Mato Grosso, A Flauta Mágica, de Mozart. Atualmente, é pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT. Orquestra Sinfônica Ao completar 30 anos, a Orquestra Sinfônica da UFMT fez uma temporada marcada pela democratização do acesso à música erudita e popular. Neste ano foram realizados concertos em Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis. Lançado em abril, por meio da Pró-reitoria de Cultura Extensão e Vivência (Procev), o projeto "Memorial 30 anos" homenageou grandes maestros, músicos e personalidades que fizeram a história da primeira orquestra sinfônica do Estado. Trajetória de sucesso O cenário musical brasileiro passou em Mato Grosso, nos últimos trinta anos, acompanhado pela Orquestra Sinfônica em concertos memoráveis no Teatro Universitário, Museu do Rio, Teatro do Liceu Cuiabano e Academia Mato-grossense de Letras, dentre outros. A orquestra já compartilhou o palco com artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Tetê Espíndola, Vanguart, Macaco Bong e Dj Taba, entre outros. A música regional teve lugar de destaque na história da Orquestra quando Pescuma, Henrique, Claudinho, Pineto, China, Novos Chorões, Filhos da Pauta, Sarau Cuiabano, Erre Som e Strauss tocaram pela primeira vez com uma orquestra sinfônica, reafirmando assim a qualidade da música mato-grossense nos mais diversos estilos. E a música eletrônica e o lambadão também foram ouvidos pelos instrumentos do grupo em concertos que desafiaram a capacidade musical de todos no palco. Quatro Maestros titulares passaram pela história da Orquestra nos últimos trinta anos: Konrad Wimmer, Marcelo Bussiki, Ricardo Rocha e Roberto Victório. Em 2002, Silbene Perassolo foi a primeira mulher a dirigir a Orquestra. Atualmente a Sinfônica está sob a batuta de Fabrício Carvalho. (Com Assessoria)

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL