ILUSTRADO
Terça-feira, 08 de Dezembro de 2009, 22h:37
A
A
OSU
Último concerto do ano
A Orquestra Sinfônica da UFMT faz sua última apresentação amanhã e traz convidados especiais. Espetáculo começa às 20:30. Ingresso é 1 quilo de alimento não perecível
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) encerra a temporada 2009 com um concerto em homenagem aos 39 anos da universidade, amanhã (10), às 20h30, no Teatro Universitário. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. Sob a regência do maestro Fabrício Carvalho, o repertório do concerto inclui as peças: Finlândia, de Jean Sibelius; Andalucia, de Ernesto Lecuona; Sanctuary of the Heart, de Albert Ketelbey; Cavatina, da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioachinno Rossini; Batuque, da Suíte O Reisado do Pastoreio, de Oscar Lorenzo Fernandez; e Suíte Carmem, de Geoges Bizet. O espetáculo contará com a participação dos solistas André Vilani e Helen Luce Campos e do grupo de percussão em lata, do Instituto Mandala. Mestre em Educação, a solista Helen Luce Campos Sanches é especialista em Semiótica e Aperfeiçoamento em Música Brasileira. Já atuou como solista nas Universidades Federais de Mato Grosso (UFMT), de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de Goiás (UFG), e como preparadora vocal dos corais universitários da UFMT e UFMS. Preparador vocal do Coro da UFMT, André Vilani fez o papel de Monostatos na ópera A Flauta Mágica, de Mozart, em outubro de 2006, em Cuiabá. Como integrante do grupo vocal masculino Alma de Gato, canta músicas populares brasileiras consagradas. Fez a trilha sonora dos espetáculos Auto da Paixão e Auto de Natal, em 2007 e 2008, com o diretor Flávio Ferreira. Atualmente é regente do Coro Cantorum, coro da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e Coro de seminaristas Dom Aquino Correia. Grupo de percussão em lata, vinculado ao Instituto das Culturas Alternativas Mandala, é uma organização não governamental criado em 2005 e tem o objetivo de mudar a realidade de crianças, jovens e adultos por meio da música, da arte e novas tecnologias. Já ministrou oficinas de percussão e reciclagem para mais de 1.500 pessoas. Regência - Mestre em Música, Fabrício Carvalho já dirigiu importantes orquestras brasileiras como a Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a SESI Minas (MG) e a Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro (RJ). Dirigiu, em 2006, a primeira ópera realizada em Mato Grosso, A Flauta Mágica, de Mozart. Atualmente, é pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT. Orquestra Sinfônica Ao completar 30 anos, a Orquestra Sinfônica da UFMT fez uma temporada marcada pela democratização do acesso à música erudita e popular. Neste ano foram realizados concertos em Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis. Lançado em abril, por meio da Pró-reitoria de Cultura Extensão e Vivência (Procev), o projeto "Memorial 30 anos" homenageou grandes maestros, músicos e personalidades que fizeram a história da primeira orquestra sinfônica do Estado. Trajetória de sucesso O cenário musical brasileiro passou em Mato Grosso, nos últimos trinta anos, acompanhado pela Orquestra Sinfônica em concertos memoráveis no Teatro Universitário, Museu do Rio, Teatro do Liceu Cuiabano e Academia Mato-grossense de Letras, dentre outros. A orquestra já compartilhou o palco com artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Tetê Espíndola, Vanguart, Macaco Bong e Dj Taba, entre outros. A música regional teve lugar de destaque na história da Orquestra quando Pescuma, Henrique, Claudinho, Pineto, China, Novos Chorões, Filhos da Pauta, Sarau Cuiabano, Erre Som e Strauss tocaram pela primeira vez com uma orquestra sinfônica, reafirmando assim a qualidade da música mato-grossense nos mais diversos estilos. E a música eletrônica e o lambadão também foram ouvidos pelos instrumentos do grupo em concertos que desafiaram a capacidade musical de todos no palco. Quatro Maestros titulares passaram pela história da Orquestra nos últimos trinta anos: Konrad Wimmer, Marcelo Bussiki, Ricardo Rocha e Roberto Victório. Em 2002, Silbene Perassolo foi a primeira mulher a dirigir a Orquestra. Atualmente a Sinfônica está sob a batuta de Fabrício Carvalho. (Com Assessoria)