NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013, 20h:43

NOVA MOSTRA

Ressalta situação precária do MAC

A ocupação lenta e gradual da nova sede do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) chega a ser frustrante. A nova mostra “MAC 50: Doações Recentes 1”, inaugurada no fim do mês passado, após um ano da entrega do prédio pelo governo do Estado de São Paulo à USP, ocorre ainda num lugar de passagem, o térreo do edifício projetado por Oscar Niemeyer. Lá também permanece “O Tridimensional no Acervo do MAC” (com suas obras agora redispostas no espaço), exposição que inaugurou a ocupação da nova sede, com a promessa de preencher os 36 mil metros quadrados de área expositiva de forma paulatina - ao menos metade dessa área deveria estar funcionando agora. Mas a ocupação desacelerada do edifício, em decorrência de questões burocráticas que demonstram visível desatenção da direção da USP, faz de “Doações Recentes 1” um exercício inócuo. A exposição, com curadoria de Tadeu Chiarelli, diretor do MAC, apresenta uma seleção que não chega a 15 obras, entre as 120 obtidas pelo museu na última década. Há bons trabalhos na mostra, entre eles “Tendências da Escultura Moderna”, de Lucas Simões. Na obra, o artista remonta o livro de mesmo nome de Walter Zanini, primeiro diretor do MAC, morto recentemente - o que propicia a possibilidade de uma merecida homenagem. Por dialogar com a história do próprio museu, a obra de Simões se torna o ponto alto da exposição. Também há nomes significativos na cena contemporânea, como Ana Maria Tavares, Rosângela Rennó e Sandra Cinto, além de trabalhos de grandes dimensões, como os de Daniel Acosta ou Marcelo Silveira. Contudo, o que reina é uma atmosfera de improvisação, já que a mostra ocorre num espaço que não é o mais adequado, enquanto as salas expositivas ainda não estão em condição de uso. Por décadas, o MAC, possuidor de um notável acervo de arte moderna e contemporânea, ficou confinado à sua modesta sede na USP e a parte do pavilhão da Bienal, onde não tinha condições de apresentar sua coleção. Agora, mais de um ano após a inauguração da nova sede, o museu possui um espaço digno, mas não demonstra capacidade para viabilizar seu uso. Uma mostra com 11 artistas, em vez de sinalizar disposição para um futuro promissor, apenas ressalta o caráter de precariedade de tal situação. O MAC-USP está localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, n° 1.301, São Paulo. Está aberto para visitação do público de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é franca.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL