NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Quarta-feira, 30 de Maio de 2007, 22h:29

NA ESTRADA

Orquestra tem concerto em Rondonópolis

Músicos vão para região Sul de Mato Grosso onde se apresentam em alguns municípios

Nesta sexta-feira (01/06) os moradores dos municípios de Rondonópolis conhecerão um pouco mais da obra de grandes compositores mato-grossenses, brasileiros e sul-americanos, através de iniciativa que integra a turnê dos Concertos Populares, da Orquestra de Câmara de Mato Grosso, cujo objetivo principal é formar novas platéias por meio da democratização do acesso à cultura. O concerto acontecerá no Casario histórico da cidade, a partir das 20 horas. Com um repertório descontraído, a Orquestra leva a alegria e a cultura para pessoas que, na maioria das vezes, nunca tinham assistido à apresentação de uma orquestra ao vivo. Até o final de 2007, serão visitadas 14 cidades do interior do Estado. No repertório deste ano, além de composições populares como Siriema, de Nhô Pai e Mário Zan, e pérolas da música clássica, como as Bachianas de Heitor Villa-Lobos, canções de compositores sul-americanos como o bandoneonista argentino Astor Piazzolla. Iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, a Orquestra de Câmara do Estado conta com o patrocínio da Archer Daniels Midland Company (ADM), multinacional líder mundial em processamento de alimentos e nutrição animal, para a realização dos Concertos Populares. Mais informações pelo telefone 3624 0063. Saiba mais sobre a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso no site www.orquestra.mt.gov.br . O roteiro dos concertos até o mês de agosto prevê os seguintes municípios: Jaciara (3/06), Pontal do Araguaia (2/08), Primavera do Leste (4/08), Campo Verde (5/08), Tangará da Serra (23/08), Campo Novo do Parecis (25/08) e Sapezal (26/08). Master Class O maestro Leandro Carvalho, diretor artístico e regente principal da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, chega hoje do Rio de Janeiro e já viaja para Rondonópolis com a orquestra. Ele foi um dos cinco regentes selecionados em todo o Brasil para participar do Master Class Internacional, curso prático de regência organizado pela Orquestra Sinfônica Brasileira e a prefeitura do Rio de Janeiro. O curso é ministrado pelo maestro Kurt Masur, considerado uma lenda viva da música clássica em todo o mundo. Já regeu os maiores conjuntos sinfônicos estrangeiros, além de ter sido condecorado em diversos países. Atualmente Masur é diretor musical da Orquestra Nacional da França e regente titular da Filarmônica de Londres. O evento segue até dia 2 de junho e comemora os 80 anos de vida e 37 anos da estréia de Kurt Masur com a Orquestra Sinfônica Brasileira. A escolha de Leandro Carvalho é o reconhecimento de sua importância no cenário da música erudita nacional e internacional e de seu trabalho desenvolvido à frente da Orquestra de Câmara de Mato Grosso. Ele concorreu a uma das cinco vagas de regentes participantes junto com centenas de outros maestros em todo o Brasil.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL