ILUSTRADO
Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2015, 20h:48
A
A
HOMENAGEM
OAB cria Comenda do Mérito Jurídico Silva Freire
O Conselho Pleno da OABMT aprovou a instituição no âmbito da Seccional da Comenda do Mérito Jurídico Benedito SantAnna da Silva Freire. A proposição foi feita pelo conselheiro estadual Silas do Nascimento Filho. Entendo que é chegada a hora de a OABMT instituir tal honraria como semelhantemente fez, desde muito, a maioria dos Conselhos Seccionais das demais unidades da federação. Destacam-se, neste sentido, as Láureas, Medalhas e Comendas instituídas pela OABMG (Medalha Prof. Raimundo Cândido); OABRS (Comenda Oswaldo Vergara); OABGO (Medalha Honorem Dignum); OABSP (Láurea de Reconhecimento da OABSP); OABRJ (Medalha Sobral Pinto), dentre outras, disse Silas Filhos. O advogado acrescentou que a comenda ora proposta deva constituir na mais importante distinção a ser conferida, em momento singular, àquelas personalidades que, comprovadamente, tenham dedicado sua vida à causa da advocacia, do direito e da justiça. As razões para a escolha do nome Benedito SantAnna da Silva Freire se dá pelo fato de ter sido um advogado destemido, tribuno indômito, portador de vasta cultura humanístico-filosófica. Mesmo perseguido e preso após a derrubada do sistema jurídico-constitucional então vigente, nos idos de 64, jamais desertando da causa da humanidade, continuou sonhando um sonho de amor, sempre voltado para o seu semelhante. Mantendo sempre conduta forense verticalizada e brilhante, Silva Freire serve de paradigma para as novas gerações dos profissionais do direito, zeloso que foi do ministério advocatício e de suas prerrogativas. Assim, dar seu nome à comenda, além de render justa homenagem àquele que foi, sem sombra de dúvidas, um dos mais conceituados e respeitado advogado mato-grossense, realça a importância e o significado de tal honraria