ILUSTRADO
Sábado, 23 de Março de 2013, 12h:40
A
A
CRÔNICA
O Sem Fim..., explicando do que se trata
Era preciso criar um canal de comunicação com quem tinha interesse no projeto e em acompanhar as ações para a sua realização
Valéria del Cueto
Especial para o Diário de Cuiabá
Agora deram pra perguntar o que é. O Sem Fim... é registro de aventuras e suas respectivas produções que podem e costumam - ser aventuras maiores ainda. Começou lá atrás, em Cuiabá, 1997, com a criação do Diário de Bordo da produção e filmagens do curta História Sem Fim... do Rio Paraguai o relatório. Era preciso criar um canal de comunicação com quem tinha interesse no projeto e em acompanhar as ações necessárias (e foram tantas) para sua realização. Impresso em papel ofício colorido, o fanzine (era isso?) trazia nas margens superior e inferior os bichinhos do pantanal criados por Josué Moreira e chegava aos leitores pelo correio. No início umas 30 pessoas faziam parte da listagem. O Diário de Bordo feito na impressora lá de casa, chegou a ser enviado a mais de 500 endereços, em várias cidades do país. O filme veio e a divulgação passou a ser feita via email numa newsletter, já com outro formato, acompanhando a evolução da internet. Foram inúmeras edições. Muitas histórias contadas. Que passaram a ser publicadas em jornais e sites. Delas, nasceu o Sem Fim.... Um grande container de impressões coletadas por este e outros caminhos. Ele é som, imagem, palavra, a ideia de que qualquer meio é válido, se contiver uma mensagem. É vídeo, áudio, foto, texto, tudo junto e misturado. O resumo das viagens pelo Brasil é passeio turístico permanente e informativo das quebradas do país, especialmente das fronteiras. É observação e narrativa da vida, da lida cotidiana, política, esporte, economia, ecologia, fala do dia a dia. Explora, descreve, contextualiza e poetiza. Está distribuído nas séries: Ponta do Leme, a leitura carioca da gema do ponto de observação da sua praia, entorno e horizonte. Parador Cuyabano é a base no Cerrado para a convivência com o interior de Mato Grosso e outros caminhos do centro-oeste. Fronteira Oeste do Sul abrange a tríplice fronteira Brasil/Argentina/Uruguai e visita a cultura pampeana pelos laços familiares. É carnaval são crônicas, artigos, reportagens e fotos, muitas fotos, referentes à maior festa popular do planeta, o carnaval carioca e, também, ao carnaval de Uruguaiana/RS. Vagabinhas são os delírios dadaístas fotográficos. Só vendo pra entender. E, finalizando as Photo graphias. Dos meios foi último a chegar, mas é o mais satisfatório artisticamente. O problema é a edição, já que os ensaios são duplos. Além dos artísticos, no mesmo pacote, sempre é feito um estudo imagético com viés antropológico, do objeto e seu ambiente. Filosófica e sociologicamente o que impulsiona o projeto é uma brincadeira infantil de contação de histórias chamada História Sem Fim..., onde um começa a contar, depois o seguinte pega o fio, o outro vai adiante, mais um... e lá se foi. São esses fios que o Sem Fim... tenta preservar, indexar e quando pode, difundir. Hoje, não mais em folhas ofício amarelas com letras azuis, mas nas redes sociais e outros meios multimídias. *Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Crônica da série Ponta do Leme, do SEM FIM... http://delcueto.wordpress